segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sucesso total!!!!!!!!!!!!!!!!!

O SINTE/RN Regional de Currais Novos através da sua Diretoria agradece a todos os Professore e Servidores das redes Municipal e Estadual de pelo brilhantismo da Festa Comemorativa ao dia do Professor e do Servidor Público.
A participação de todos é de suma importância para nos fortalecer na batalha do dia-a-dia pela valorização e melhoria da escola pública gratuita e de qualidade.
Parabéns a todos que se fizeram presentes.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Discussão sobre o PNE mobiliza categoria

A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, tem promovido discussões acerca do Plano Nacional em Educação com a categoria e destaca o interesse dos (as) trabalhadores (as) quanto ao seu conteúdo. Segundo a dirigente, as discussões têm ganhado aprofundamento em torno da valorização dos Trabalhadores em Educação Básica.
Com as discussões, a busca pelo fortalecimento da luta pelo piso salarial e da carreira continuam com a mesma importância que sempre tiveram, mas paralelamente a essas questões surge uma nova discussão no cenário nacional: funcionários e professores.
Segundo a dirigente, poucos estão anunciando a nova luta pelos salários. Desta vez o foco é acompanhar a evolução salarial por meio de indicadores obtidos a partir da pesquisa nacional por amostragem de domicílio, periodicamente divulgada pelo IBGE. Essa é uma estratégia que, de acordo com Fátima Cardoso, há uma luta para modificá-la. As mudanças aconteceriam porque o espírito desse conteúdo é resgatar um salário para os profissionais da educação que estejam na mesma média nacional de outros profissionais com formação acadêmica semelhante. Uma das principais entusiastas dessa luta é a deputada Fátima Bezerra.
A jornada de trabalho em um único local é também uma das estratégias que mais se discute, considerando a necessidade de se ter bons salários e valorização pela atividade que a categoria exerce. Outro item de relevância nessa luta é a vinculação do PNE a uma política de estado para os Funcionários, o que não é menos importante, em relação à carreira e salários.
Lembrando as fontes de financiamento para a valorização salarial, Fátima Cardoso destaca os 10% do PIB e os 50% de impostos arrecadados pelo Pré-sal para a Educação Básica e acrescenta: “Só com a nossa luta e com a vigilância em todos os momentos é que iremos ganhar esta causa.”.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CONVITE!


Convidam a todos os associados para se fazerem presentes 
no jantar comemorativo ao dia do Professor e do Servidor Público.
Será neste domingo 30 de Outubro a partir das 20:00h 
no Pátio da Família ( CIAC.)
Música ao vivo com Rodrigo Potiguar

Advogados tiram dúvidas sobre a Lei do Piso Nacional dos Professores
 O SINTE - Regional de Currais Novos se reuniu nesta quarta-feira (26), na sede do sindicato, na avenida Dr. Sílvio Bezerra de Melo, 763, em Currais Novos - RN. O destaque do encontro foi a presença das advogadas da Assessoria Jurídica do SINTE, Dra. Maria das Vitórias Nunes Silva Lourenço e Dra. Liana Louise Dantas Medeiros Othon, que estiveram à disposição dos participantes para tirar dúvidas sobre o cumprimento da Lei do Piso, após a publicação do acórdão do STF em 24 de agosto de 2011, julgando a Ação Direta de inconstitucionalidade nº 4167.
Os Coordenadores Francisca Palmeira, Marinilzo Clementino e Victor Tavares iniciaram a reunião lembrando que a Lei do Piso está valendo e que não há motivos para discutir o mérito, já que o STF declarou a constitucionalidade da Lei 11738/08. No entanto, ressaltou que á preciso que os trabalhadores em educação exijam seus direitos em relação a implementação do comando legal e passaram a palavra as advogadas para que os presentes pudessem esclarecer as principais dúvidas relacionadas à Lei.
Dra. Vitória e Dra. Liana foram categóricas ao afirmarem a validade da lei do piso e o que esta lei  representa para a categoria dos professores e que não há mais motivos para que a mesma não seja cumprida. “Qualquer estado ou município que continue pagando menos que o valor do Piso, após a publicação da ata de julgamento do acórdão do Supremo não está cumprindo a lei, gerando o direito da categoria ajuizar ação requerendo o cumprimento do piso salarial. Ainda, afirmaram que o sindicato da categoria pode acatar a orientação da assessoria jurídica da CNTE, ajuizando reclamação constitucional no STF para buscar o integral cumprimento da lei do piso, e também e de forma coletiva ajuizar ação local’.
De acordo com as advogadas, as ações podem ser feiras com pedidos retroativos a 2009 eo mecanismo de correção será o mesmo do fundeb. Elas explicaram também que a respeito do cumprimento do limite da carga horária de 2/3 na interação com o aluno, apesar do reconhecimento da constitucionalidade do dispositivo, a decisão do STF não vincula quanto ao cumprimento de 1/3 relativo à hora/atividade. Ao finalizar suas contribuições no esclarecimento das dúvidas, as advogadas aconselharam que as ações referentes a esta matéria sejam locais e coletivas, sendo possível pleitear indenizações no caso de inobservância da lei.

Slongan da Prefeitura de Currais Novos "O Caminho é esse, é assim que se faz".


Professores nas ruas reivindicando valorização e melhores condições de trabalho "educação de qualidade"



Ação na Justiça pelo cumprimento do Piso Salarial Nacional em Currais Novos


Após a divulgação do Acórdão pelo Supremo Tribunal Federal os educadores de todo o Brasil ganham um forte aliado para fazer valer a Lei 11.738/08, Piso Salarial Nacional do Magistério. 
Com a decisão da Suprema Corte do nosso país a esperança de muitos educadores é que os tribunais regionais façam com que os Prefeitos que ainda resistem em cumprir a Lei o façam o mais rápido possível. 
Aqui nos Currais Novos os educadores da rede municipal de ensino decidiram em assembleia na manhã desta quarta-feira dia 26 de Outubro, entrar com uma ação de cobrança junto ao Ministério Público para que a atual Gestão Municipal cumpra com o seu dever e pague o Piso como manda a Lei. 


O relator da ADI 4.167, o Ministro do Supremo Federal Joaquim Barbosa, foi sábio na sua tomada de decisão, ouvindo os apelos dos profissionais da educação e buscando dentro da nossa Lei maior a Constituição Federal conceitos básicos de princípios que o levaram a elaborar um brilhante relatório em defesa da qualidade da escola pública através da valorização dos seus profissionais. 
Parabéns ao Senhor Ministro. A nossa luta agora é pelo cumprimento dessa lei. Os políticos em geral deveriam dar exemplo em ralação ao cumprimento das leis, mas, o exemplo dado por eles são os piores, a corrupção dentro da administração publica é vergonhosa. 
Enquanto trabalhadores que dão seu expediente todo dia, lutam por salários dignos, os ladrões de colarinho branco pintam e bordam com o dinheiro do povo. 
Policiais, Professores, Médicos e outras classes de trabalhadores no nosso Estado, estão sofrendo com a falta de compromisso da classe política que ocupa os cargos a que foram confiados. A corrupção é um câncer que se alastra dentro da administração pública, e que, infelizmente não tem quimioterapia que o destrua. 
Só um cirurgião chamado "povo" para acabar de vez com essa doença malíguina, que faz tanto mal a sociedade, porém, as células cancerigenas (administradores públicos) estão cada vez mais fortalecidas e este cirurgião, ainda tem muito o que aprender até conseguir acabar de uma vez por todas com esse mal.  

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Prefeituras e escolas têm prazo para garantir recursos


Brinquedos e outros equipamentos podem ser adquiridos pelas escolas com recursos do PDDE (Foto: João Bittar)

Termina na próxima segunda-feira, 31, o prazo para as prefeituras aderirem ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As redes de ensino que não fizerem a adesão ficam sem os recursos do programa este ano.
As escolas públicas também precisam atualizar seus dados cadastrais para serem beneficiadas. 
Para aderir ou atualizar o cadastro, basta acessar o sistema PDDEweb, disponível na página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“É bom lembrar que as escolas com mais de 50 alunos deverão possuir Unidade Executora Própria (UEx) para serem beneficiadas pelo programa”, afirma José Maria Rodrigues de Souza, coordenador-geral de apoio à manutenção escolar do FNDE.
Criado em 1995, o PDDE repassa recursos diretamente às unidades de ensino para pequenos reparos e manutenção da infraestrutura, além de compra de material de consumo e bens permanentes, como geladeira e fogão. O programa também financia a educação integral e o funcionamento das escolas nos fins de semana, entre outras ações. O orçamento para 2011 é de R$ 1,5 bilhão. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011


Criticas são respondidas trabalho,responsabilidade e união”


Dedicamos essa vitória na luta pela efetivação do nosso plano de carreira a todos os servidores do quadro efetivo da prefeitura municipal de currais novos  e queremos parabenizar o nosso assessor jurídico Dr.  Rafael Diniz por sua brilhante atuação em defesa do cumprimento dos nossos direitos.
Agradecemos a DEUS por nos dá, esperança, força, coragem, determinação e acima de tudo sabedoria, para podermos  discernir umas coisas das outras.

“Existem homens que idealizam grandes sonhos mais não conseguem realiza-los, enquanto outros tem coragem e atitudes capazes de mudarem uma triste realidade”.

Diretoria do SINTSERPUM-CN

“Ser grande, é abraçar uma grande causa.”
banner_web_marcha_pib_v04

domingo, 23 de outubro de 2011


O SINTE/RN Regional de Currais Novos, convida a todos os Professores da Rede Municipal de Ensino para uma Assembleia Extra ordinária nesta quarta - feira dia 26/10/2011 às 09:30h da sede do SINTE.

Pauta: Esclarecimento da assessoria jurídica a respeito de uma possível ação pela cumprimento da Lei 11.738/08. em Currais Novos.

Quanta disparidade!!!!!!

Neste dia 22 de outubro aconteceu em Lagoa Nova um jantar comemorativo ao dia do Professor e dos Servidores da Educação daquele município. Em conversa com alguns professores pude notar a satisfação em cada um deles, pareciam realmente estarem felizes em comemorar um dia tão especial. 

O Prefeito de Lagoa Nova Erivan Costa pertence a mesma sigla partidária que o Prefeito Geraldo Gomes, ao DEM. Nesse caso especifico, o problema não está na sigla partidária e sim nos representantes. 

Em Lagoa Nova o administrador com certeza deve ter feito todo esforço possível para implementação do PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO da melhor maneira possível, em conversa com o Coordenador do SINTE/RN, Núcleo de Lagoa Nova, o mesmo relatava que um Professor nível superior na letra D, tem hoje um salário inicial no valor de R$ 1.500,00. 

A qui nos Currais Novos um Professor na mesma classe e com o mesmo nível tem no seu contra-cheque apenas R$ 990,00 como salário base.

A questão é a seguinte: Lagoa Nova é um município bem menor que Currais Novos, lá tem menos professores e a receita do FUNDEB  é menor. Então não é justificativa dizer que lá tem menos professores, pois a receita também é menor.

O que realmente acontece é que existe um esforço por parte do administrador municipal de Lagoa Nova em valorizar seus educadores, sabemos que o mesmo não fez isso por vontade própria, houve no inicio, um movimento grevista encabeçado pelo núcleo municipal, diferente do Prefeito Geraldo Gomes do DEM em Currais Novos que ao invés de negociar, achou melhor tapar os ouvidos e vendar os olhos, não só para os educadores, mas para educação municipal como toda.   

O SINTE/RN Regional de Currais Novos estará convocando para esta Quarta-feira dia 26 de outubro, uma assembleia onde será deliberado se o Piso Salarial em Currais Novos vai virar uma batalha judicial ou se os educadores voltaram a ir as ruas e protestar, mostrando assim a população da nossa cidade, que a atual administração não valoriza a educação da nossa cidade em nenhum dos seus aspectos.

Sou a favor do movimento de não inciar o ano letivo caso a administração municipal não tenha negociado o nosso reajuste.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O triste fato ocorrido com aluno da zona rural de nossa cidade levanta algumas questões muito sérias.

Quais são a regras estabelecidas pelo MEC para o transporte escolar?
O poder público municipal estudou tais regras, antes de fazer a contratação desses transportes?

O Ministério da Educação através de uma cartilha de orientação enviada aos municípios estabelece que os veículos autorizados a transportar alunos são:
1 – Ônibus
2 – Vans
3 – VW Kombi
4 – Embarcações (barcos)
Em alguns municípios, onde as estradas são precárias, os Detrans autorizam o transporte de alunos em carros menores, desde que os veículos sejam adaptados para o transporte de alunos. Esses veículos autorizados extraordinariamente são, normalmente, caminhonetes (D-20, F-100 etc.). Para que o transporte de alunos seja mais seguro, o ideal é que todos os veículos da frota tenham no máximo sete anos de uso. Os veículos devem possuir seguro contra acidentes.
Todos os veículos que transportam alunos devem ter um registrador de velocidade (chamado tacógrafo), que é um aparelho instalado no painel do veículo e que vai registrando a velocidade e as paradas do veículo em um disco de papel. Os discos devem ser trocados todos os dias e devem ser guardados pelo período de seis meses, porque serão exibidos ao Detran por ocasião da vistoria especial.
O veículo deverá ter apresentação diferenciada, com pintura de faixa horizontal na cor amarela nas laterais e traseira, contendo a palavra ESCOLAR na cor preta. Além das vistorias normais no Detran, que todos os veículos devem fazer anualmente, o veículo que transporta alunos precisa fazer mais duas vistorias especiais (uma em janeiro e outra em julho), para verificação específica dos itens de segurança para transporte escolar.
Todo veículo que transporta alunos deve ter uma autorização especial, expedida pela Divisão de Fiscalização de Veículos e Condutores do Detran ou pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). A autorização deverá estar fixada na parte interna do veículo, em local visível. A velocidade do veículo deverá obedecer às velocidades máximas, tanto para as cidades como para as rodovias e/ou estradas vicinais (asfaltadas ou não). Hoje o limite de velocidade recomendado pelo Ministério da Educação para o transporte escolar não deve ultrapassar os 70Km/h.


Sobre o acidente que vitimou criança

A respeito do acidente que vitimou criança de 8 anos na zona rural de Currais Novos nesta quarta-feira/19 (ler postagens anteriores), o professor Victor Tavares enviou o seguinte comentário ao blog:
“Também os valores pagos a esses motoristas para transportar esses alunos é muito baixo. Tem motorista que no final do mês não fica com dinheiro nem para fazer uma revisão no carro. Acho que no momento não devemos apontar apenas um culpado, pois na verdade a responsabilidade é de todos. Enquanto o filho do trabalhador for tratado como mercadoria esse tipo de coisa vai continuar acontecendo.
Se existisse um trabalho coordenado entre a secretária de educação juntamente com a secretária de obras para fazer manutenção das estradas rurais isso evitaria que muita coisa ruim deixasse de acontecer.
A hora não é de ficar buscando culpados e sim da administração publica municipal tomar vergonha na cara e cumprir o que foi prometido durante a sua campanha política. Tratar o povo com respeito, com dignidade.
O Ministério Público também não pode fechar os olhos para este fato, a Justiça tem que ser acionada para apurar as causas e punir os culpados”.

Juiz decide pelo direito à aplicação do Plano de Carreira dos Servidores Municipais de Currais Novos

Em processo de número 0002977-66.2010.8.20.0103, tendo como impetrante Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Currais Novos – Sintserpum e como impetrada à Prefeitura municipal de Currais Novos/RN, o Juiz Marcus Vinicius Pereira Junior (foto), da Vara Civil da Comarca de Currais Novos proferiu a seguinte sentença:
“DISPOSITIVO.
23. De acordo com as razões acima esposadas,CONCEDO a segurança pleiteada, diante da presença de direito liquido e certo em favor dos SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CURRAIS NOVOS, substituídos pelo SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS, razão pela qual determino que o Prefeito Municipal de Currais Novos, em 30 (trinta) dias, após o trânsito em julgado da presente sentença, cumpra o seguinte:
a) Providencie a revisão dos proventos e pensões dos servidores públicos do Município de Currais Novos de acordo com a Lei Municipal nº 1164, de 21 de junho de 1990, considerando a classificação dos servidores públicos em decorrência da aplicação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.
b) Inclua no orçamento público municipal do ano seguinte ao trânsito em julgado, o pagamento das diferenças dos vencimentos recebidos e os devidos em razão da aplicação da Lei Municipal nº 1164, de 21 de junho de 1190, denominado Sistema de Carreira, desde o ajuizamento da ação, que ocorreu em 19 de novembro de 2010, até o trânsito em julgado da presença sentença, tudo conforme requerido.
24. Em caso de descumprimento da presente sentença, aplico ao Prefeito Municipal de Currais Novos, multa pessoal que arbitro em R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), nos termos do art. 461. Inciso 5º do Código de Processo Civil, ressaltando que o valor da multa será revertido em favor de um fundo para garantia dos direitos coletivos do Estado do Rio Grande do Norte.
Currais Novos, terça-feira, 18 de outubro de 2011.
Marcus Vinícius Pereira Júnior
Juiz de Direito”

Fonte: Blog do Vlaudey

quarta-feira, 19 de outubro de 2011


A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
Charles Chaplin

Acidente vitima criança em Currais Novos


Um acidente aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (19) próximo a Escola São Francisco da comunidade Serrote do Melo, município de Currais Novos.
Uma criança de 8 anos, residente na comunidade Bom Sucesso “Negros do Riacho” que vinha com outros alunos sendo transportados em uma veiculo de carroceria caiu, sendo esmagado pelo pneu do carro.
Pelas informações até às 19h30min, o corpo da criança encontrava-se no local, sendo aguardadas providências para o seu traslado
A cerca de 26 anos atrás um acidente grave vitimou oito estudantes na curva da Maniçoba onde uma caminhonete C10 teve metade da carroceria arrancada, junto com a carroceria vários estudantes tiveram suas vidas ceifadas pela imprudência humana. 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Menos mal!

Desde o mês de setembro que a Prefeitura passou a cumprir as Promoções Verticais e as Progressões  Horizontais do Plano de Carreira Cargos e Salário do Magistério Municipal, em média eram mais de 200 professores que até o final de dezembro estarão avançando nas classes (letras) e nos níveis. 

De uma classe para outra o percentual é de 2%, de acumulo no vencimento básico do professor. De um nível para outro, os percentuais estão estabelecidos em: Do Nível Médio para Nível Superior 25%, do Nível Superior para o Nível Especialista 15%, do Especialista para o Mestre 30%, do Mestre para o Doutor 30%.

São avanços considerados importantes para o desenvolvimento da carreira dos profissionais do magistério, porém, com a defasagem do Piso Salarial Nacional esses avanços não melhoram em quase nada o ganho real dos vencimentos básicos dos Profissional do Magistério. 

O valor nacional do Piso do Magistério no Brasil de acordo com a Lei 11.738/08 atualizado é de R$890,00 para um professor no início da carreira. Nos Currais Novos este valor está em R$ 748,50, a Prefeitura Municipal tem um Deficit com os educadores em torno de 19%. Para 2012 a previsão de reajuste é de 21,87%. Caso o Prefeito Geraldo Gomes não encontre uma saída para tentar minimizar este deficit, ele passará a partir de janeiro de 2012 para 40.87%. 

Enquanto se coloca 2% de uma letra, 25% de um nível para outro, todos os profissionais estão perdendo mês a mês nada menos que 19% em toda as classes e níveis do plano. Isso representa em moeda, uma média de R$ 200,00 a 400,00 reais que cada professor tem a menos no seus salário durante o ano todo.

Se a Lei do piso não for cumprida, pouco adianta as progressões,  sejam elas verticais ou horizontais. 

A Prefeitura Municipal de Currais Novos teria de tudo para estar se destacando na região como a administração que pagaria o melhor Piso do Estado, pois o Plano de Carreira do Magistério é um dos melhores da região, aqui nós conseguimos manter a valorização da carreira, esse é um ponto positivo que tenho dito sempre, porém os assessores do Prefeito Geraldo Gomes resolveram boicotar o que para ele politicamente seria muito bom. 

Dinheiro tem! Só falta vontade política para fazer a coisa acontecer.

domingo, 16 de outubro de 2011

Governo do RN lança edital criando 3.500 vagas para professor



O Governo do Estado publicou no Diário Oficial deste sábado (15/10) o Edital do Concurso Público com a oferta de 3.500 vagas para professores e especialistas em Educação.

As inscrições serão iniciadas nesta segunda-feira (17/10), e se estenderão até o dia 25 deste mês, através do site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br. A Fundação Cesgranrio é a responsável pela execução total do concurso.

As provas serão realizadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

A conclusão total do concurso está prevista para 28 de fevereiro de 2012, seguindo-se a convocação dos aprovados para o início do ano letivo.

foram ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos. A oferta contempla todos os componentes curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental.


sábado, 15 de outubro de 2011

Aos Educadores/Professores deste imenso país


As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.
Felicidades !!!





De todos que fazem a Coordenação do SINTE/RN, Regional Currais Novos

sexta-feira, 14 de outubro de 2011


Mestre,
É aquele que caminha com o tempo,
propondo paz, fazendo comunhão,
despertando sabedoria.

Ser professor é mais que um gesto de amor,
Ser professor é apontar rumos a serem seguidos;
É saber a hora certa de dizer sim e dizer não.

Não sei o que combina mais contigo,
Uma poesia, um livro, uma pintura,
Sinceramente fico pensando
No que deve dar alegria
A alguém que é objeto da alegria de tantos.

Ser Professor é muito mais do que transmitir o conhecimento.
É aquele que ensina com dedicação e paciência, é aquele que quebra os nossos galhos, aquele que quando tudo está difícil ele abre um sorriso e diz: calma, você vai conseguir.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Nenhuma resposta da Secretária, nem do Prefeito.




Cortar de vez o diálogo com os educadores foi uma das estratégias encontrada pelo Prefeito Geraldo Gomes para não cumprir a Lei do Piso Salarial Nacional.
Desde a semana passada que foi enviado a Secretária Municipal de Educação, mais um ofício solicitando da mesma, uma audiência para tratar de assuntos relacionados ao acordo feito no dia 04 de Abril, para o cumprimento do Piso Salarial do Magistério Municipal e, até agora, nenhum pronunciamento por parte da administração local.
Os educadores estão insatisfeitos, não acho que em Currais Novos os Professores tenham o que comemorar, uma vez que seus direitos estão sendo burlados pela administração Geraldo Gomes. 


15 de Outubro; dia do professor, ou melhor "sofressor"
A falta de valorização por parte da classe politica deste país está fazendo com a profissão de professor sofra o mesmo fenômeno que vários animais da fauna brasileira. 
Nós educadores estamos entrando em processo de extinção, logo mais não haverá que queira dar aula nas escolas públicas, não é só a falta de valorização, a decadência da escola pública esta acontecendo, nem pais, nem alunos e nem a sociedade ainda enxergaram isso, talvez enxerguem um dia, só espero não ser tarde demais.
A falta de investimento esta acabando com os prédios onde funcionam escolas que deveriam oferecer o mínimo de conforto para os alunos que lá estão, são escola caindo os pedaços, falta material didático, material de expediente e até um simples rolo de papel higiênico. 
Quando é que a sociedade vai abrir os olhos e enxergar os absurdos dentro das escolas publicas? Muitos nos condenam e dizem que lutamos só por salários, alguns pais colocam os filhos na escola e só vão até lá no primeiro dia de aula, depois desaparecem, é como se fosse obrigação da escola educar crianças em todas as suas etapas da vida. Nós educadores fazemos o possível, erramos as vezes, pois somos humanos e temos o direito de errar. Porém, posso garantir que acertamos mais do que erramos. Em muitos casos só os erros são enxergados, nossos acertos poucos são lembrados. 
O papel da escola é formar cidadãos conscientes, o papel da família é educar para a vida, ensinando desde do primeiro dia de nascido os valores morais e éticos da humanidade, coisa que a sociedade parece ter esquecido. 
   

domingo, 9 de outubro de 2011

Portabilidade Bancária, agora é pra valer.


       A concorrência entre bancos tem um aliado pouco conhecido pelos correntistas: a portabilidade bancária. A exemplo da telefonia, e dos planos de saúde, a portabilidade bancária dá ao cliente o direito de transferir dívidas e saldos de contas-salários (exclusiva para depósitos de salários) de um banco para outro.

        Acontece que pouca gente sabe que essa possibilidade existe e está em vigor desde 2006.

        A resolução 3.401/06 do Banco Central estabelece que o cliente possa trocar o banco em que recebe a remuneração mensal, desde que seja conta-salário.

         O banco é obrigado a transferir os valores no mesmo dia do recebimento para uma conta-corrente ou poupança que o cliente escolher, sem cobrar nenhum tipo de tarifa pelo serviço.
         Para trocar de banco, o funcionário precisa apenas procurar a instituição bancária atual e comunicar a decisão.
         O empregador nem precisa saber da transferência. A recomendação dos advogados é que o cliente faça a comunicação requisitando a portabilidade por escrito ao banco. A instituição deverá dar um comprovante de ciência, com o compromisso de transferir os valores a partir de uma determinada data, como o próximo pagamento.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Redes enfrentam desafio de abrir vagas a 680 mil crianças



Trazer para a escola 680 mil crianças na idade de sete a 14 anos, que representam 2,4% dos estudantes dessa faixa etária, é um de uma série de desafios que têm as redes municipais de educação pública. Foi isso que disse a secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, aos secretários que participam da 12ª Reunião do Grupo de Trabalho das Capitais e Grandes Cidades, que começou nesta segunda-feira, 3, e prossegue até a próxima sexta, 7, em Brasília 
De acordo com Maria do Pilar, o país precisa assumir o compromisso de garantir a essas crianças e adolescentes o direito de aprender, o que já é feito pela Constituição Federal. Outro desafio é assegurar, até 2016, a matrícula, nas redes públicas, de crianças dos quatros anos de idade aos jovens de 17 anos. “Em educação, urgência não pode ser sinônimo de pressa, mas não dá para perder nenhum dia”, explicou Pilar, referindo-se à responsabilidade de cada gestor nessa tarefa. 

Do Blog:
Para isso se faz necessário que os gestores municipais assumam o compromisso de dar prioridade a educação desde do ensino infantil até a educação básica no seu município. O Ministério da Educação dispõe de  vários programas voltados para a melhoria do ensino brasileiro, o FNDE dispõe de recursos para que estados e municípios possam desenvolver uma educação de qualidade. 
Para dispor desses recursos basta que o município apresente ao Ministérios da Educação um plano de metas, um projeto de educação para o seu município e os recursos virão.
O que acontece na maioria dos Municípios brasileiros é que muitos gestores não priorizam a educação, ficam apenas se servindo das verbas federais e  não assumem o compromisso com a qualidade do ensino público em sua cidade.
Quando é época de eleição, a educação é prioridade na boca de todos, seus projetos de campanha sempre tem como carro chefe: educação, saúde e segurança. Após o período eleitoral, esquecem tudo o que prometeram e não chegam a cumprir 50% do seu projeto político apresentado durante sua campanha eleitoral.  
A falta de compromisso com o povo é absurda, e tem muitos que se acham no direito de dizer que esta  fazendo tudo que pode. 
Só vai existir um serviço público de qualidade quando o povo aprender a votar, quando o povo não se deixar manipular por meia duzia de hipócritas que em nome dos valores éticos e morais ganham suas campanhas e dão os piores exemplos a sociedade que o confiou os rumos das suas gerações.
Até lá, pobres das crianças filhos e filhas de trabalhadores que não podem pagar por uma escolar particular, que não podem arcar com os altos custos da educação privada e tem o futuro do seu filho(a) ceifado pela desonestidade de políticos corruptos que utilizam a máquina pública para enriquecer de forma vergonhosa, deixando a própria sorte, milhares de crianças e adolescentes que por falta oportunidades, acabam se perdendo nas favelas e cracolândia da vida.  
Abram os olhos meu povo, infeliz é aquele que não quer enxergar as mazelas a qual estão 
sendo submetidos" 





 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Servidores das escolas estaduais poderão entrar em greve a partir desta sexta - feira

Esta marcado para esta quinta-feira dia 06 de outubro uma assembleia com os servidores da rede estadual, a convocação é em virtude do governo do estado ter quebrado o acordo feito com os servidores e não cumprido com   plano de cargos carreira e salários da categoria.  
O SINTE/RN Regional de Currais Novos está convocando todos os servidores a se fazerem presentes a esta assembleia onde será deliberado  a greve na rede estadual de ensino a partir desta sexta-feira dia 07. Na grande Natal e região metropolitana grande parte dos servidores já iniciaram a greve.
Ao todo serão mais de dez categorias que poderão voltar a paralisar suas atividades. 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Donas de casa de baixa renda já podem contribuir com 5% do salário mínimo à Previdência Social

Cerca de 6,5 milhões de pessoas que não trabalham fora de casa 
poderão ser beneficiadas; alíquota anterior era de, no mínimo, 11%.
As donas de casa poderão ter agora direito a aposentadoria, a 
contribuição  é de 5% do valor do salário mínimo, 
cerca de R$ 27,10  mensais para que a dona de casa  tenha 
direito a aposentadoria no valor de um salário mínimo.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Um poema para refletir.


PREFEITURA SEM PREFEITO
Nessa vida atroz e dura
Tudo pode acontecer
Muito breve há de se ver
Prefeito sem prefeitura;
Vejo que alguém me censura
E não fica satisfeito
Porém, eu ando sem jeito,
Sem esperança e sem fé,
Por ver no meu Assaré
Prefeitura sem prefeito.

Por não ter literatura,
Nunca pude discernir
Se poderá existir
Prefeito sem prefeitura.
Porém, mesmo sem leitura,
Sem nenhum curso ter feito,
Eu conheço do direito
E sem lição de ninguém
Descobri onde é que tem
Prefeitura sem prefeito.

Ainda que alguém me diga
Que viu um mudo falando
Um elefante dançando
No lombo de uma formiga,
Não me causará intriga,
Escutarei com respeito,
Não mentiu este sujeito.
Muito mais barbaridade
É haver numa cidade
Prefeitura sem prefeito.

Não vou teimar com quem diz
Que viu ferro dar azeite,
Um avestruz dando leite
E pedra criar raiz,
Ema apanhar de perdiz
Um rio fora do leito,
Um aleijão sem defeito
E um morto declarar guerra,
Porque vejo em minha terra
Prefeitura sem prefeito.

domingo, 2 de outubro de 2011

Currais Novos recebe mais dinheiro do FNDE


De acordo com informações do SITE do MEC o Município de Currais Novos recebeu no último dia 08 de setembro cerca de R$  123.999,93 para construção de uma creche para educação infantil  e uma quadra poliesportiva. O dinheiro já está disponível em uma conta do Banco do Brasil como mostra os quadros abaixo.   
Já existiam recursos na ordem de R$ 800.000 para construção da creche do Parque Dourado e este valor foi elevado para R$ 1.300.000 e a construção dessa unidade de ensino infantil foi transferida sem nenhuma explicação aos moradores daquele bairro para um outro bairro que já tem duas creches construídas. Veio também dinheiro para outros programas voltados a melhoria da educação da nossa cidade, só nos resta saber é se esses recursos foram ou serão aplicados de forma correta.
Data PgtoOBValorProgramaBancoAgênciaC/C
08/SET/2011723948123.999,93IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS PARA EDUC.INFANTILBANCO DO BRASIL03610000222887
28/JUL/201172402597.979,51IMPLANT.ADEQ.ESTRUTURAS ESPORTIVAS ESCOLARESBANCO DO BRASIL03610000219444
Data PgtoOBValorProgramaBancoAgênciaC/C
15/MAR/20114001052.820,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - EJABANCO DO BRASIL03610000186473
15/MAR/20114000561.212,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - QUILOMBOLABANCO DO BRASIL03610000186457
15/MAR/20114001847.836,00PNAE - CRECHEBANCO DO BRASIL03610000186473
15/MAR/20114001315.304,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PRÉ-ESCOLABANCO DO BRASIL03610000186473
15/MAR/201140006123.826,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTALBANCO DO BRASIL03610000186473
31/MAR/20114007971.212,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - QUILOMBOLABANCO DO BRASIL03610000186457
31/MAR/20114007905.304,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PRÉ-ESCOLABANCO DO BRASIL03610000186473
31/MAR/201140099723.826,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTALBANCO DO BRASIL03610000186473
31/MAR/20114007207.836,00PNAE - CRECHEBANCO DO BRASIL03610000186473
31/MAR/20114006142.820,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - EJABANCO DO BRASIL03610000186473
03/MAI/20114014997.836,00PNAE - CRECHEBANCO DO BRASIL03610000186473
03/MAI/20114014941.212,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - QUILOMBOLABANCO DO BRASIL03610000186457
03/MAI/20114012805.304,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PRÉ-ESCOLABANCO DO BRASIL03610000186473
03/MAI/20114013572.820,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - EJABANCO DO BRASIL03610000186473
03/MAI/201140147123.826,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTALBANCO DO BRASIL03610000186473
01/JUN/20114019612.820,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - EJABANCO DO BRASIL03610000186473
01/JUN/20114020247.836,00PNAE - CRECHEBANCO DO BRASIL03610000186473
01/JUN/201140185623.826,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTALBANCO DO BRASIL03610000186473
01/JUN/20114017125.304,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PRÉ-ESCOLABANCO DO BRASIL03610000186473
01/JUN/20114018311.212,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - QUILOMBOLABANCO DO BRASIL03610000186457
04/JUL/20114031799.504,00PNAE - FUND MAIS EDUCACAOBANCO DO BRASIL03610000186473
04/JUL/20114035709.504,00PNAE - FUND MAIS EDUCACAOBANCO DO BRASIL03610000186473
04/JUL/20114031289.504,00PNAE - FUND MAIS EDUCACAOBANCO DO BRASIL03610000186473
04/JUL/20114035109.504,00PNAE - FUND MAIS EDUCACAOBANCO DO BRASIL03610000186473
04/JUL/20114035349.504,00PNAE - FUND MAIS EDUCACAOBANCO DO BRASIL03610000186473
04/JUL/20114039155.304,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PRÉ-ESCOLABANCO DO BRASIL03610000186473
04/JUL/201140309723.826,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTALBANCO DO BRASIL03610000186473
04/JUL/20114033711.212,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - QUILOMBOLABANCO DO BRASIL03610000186457
04/JUL/20114037467.836,00PNAE - CRECHEBANCO DO BRASIL03610000186473
04/JUL/20114033822.820,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - EJABANCO DO BRASIL03610000186473
29/JUL/20114040997.836,00PNAE - CRECHEBANCO DO BRASIL03610000186473
29/JUL/20114043385.304,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PRÉ-ESCOLABANCO DO BRASIL03610000186473
29/JUL/20114040462.820,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - EJABANCO DO BRASIL03610000186473
29/JUL/20114042631.212,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - QUILOMBOLABANCO DO BRASIL03610000186457
29/JUL/201140423023.826,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTALBANCO DO BRASIL03610000186473
01/SET/20114050557.836,00PNAE - CRECHEBANCO DO BRASIL03610000186473
01/SET/20114052815.304,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PRÉ-ESCOLABANCO DO BRASIL03610000186473
01/SET/201140473423.826,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTALBANCO DO BRASIL03610000186473
01/SET/20114047321.212,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - QUILOMBOLABANCO DO BRASIL03610000186457
01/SET/20114052262.820,00ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - EJABANCO DO BRASIL03610000186473
Data PgtoOBValorProgramaBancoAgênciaC/C
31/MAR/201160006210.443,96TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - FUNDAMENTALBANCO DO BRASIL03610000127027
31/MAR/2011600012856,79TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - INFANTILBANCO DO BRASIL03610000127027
31/MAR/20116000133.279,43TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - MÉDIOBANCO DO BRASIL03610000127027
29/ABR/20116001763.279,43TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - MÉDIOBANCO DO BRASIL03610000127027
29/ABR/201160015810.443,96TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - FUNDAMENTALBANCO DO BRASIL03610000127027
29/ABR/2011600165856,79TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - INFANTILBANCO DO BRASIL03610000127027
31/MAI/20116003743.279,43TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - MÉDIOBANCO DO BRASIL03610000127027
31/MAI/2011600343856,79TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - INFANTILBANCO DO BRASIL03610000127027
31/MAI/201160037310.443,96TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - FUNDAMENTALBANCO DO BRASIL03610000127027
01/JUL/201160058710.443,96TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - FUNDAMENTALBANCO DO BRASIL03610000127027
01/JUL/20116005993.279,43TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - MÉDIOBANCO DO BRASIL03610000127027
01/JUL/2011600502856,79TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - INFANTILBANCO DO BRASIL03610000127027
29/JUL/201160088510.443,96TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - FUNDAMENTALBANCO DO BRASIL03610000127027
29/JUL/2011600793856,79TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - INFANTILBANCO DO BRASIL03610000127027
29/JUL/20116008573.279,43TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - MÉDIOBANCO DO BRASIL03610000127027
01/SET/201160109210.443,96TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - FUNDAMENTALBANCO DO BRASIL03610000127027
01/SET/20116011513.279,43TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - MÉDIOBANCO DO BRASIL03610000127027
01/SET/2011601155856,79TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - INFANTILBANCO DO BRASIL03610000127027
Data PgtoOBValorProgramaBancoAgênciaC/C
08/FEV/201175114134.515,95REPASSE DA COTA DO SE A EST. DF E MUNICIPIOS.BANCO DO BRASIL03610000124788
17/FEV/201175120161.995,72REPASSE DA COTA DO SE A EST. DF E MUNICIPIOS.BANCO DO BRASIL03610000124788
17/MAR/201175131337.822,59REPASSE DA COTA DO SE A EST. DF E MUNICIPIOS.BANCO DO BRASIL03610000124788
19/ABR/201175135536.648,52REPASSE DA COTA DO SE A EST. DF E MUNICIPIOS.BANCO DO BRASIL03610000124788
18/MAI/201175142035.943,95REPASSE DA COTA DO SE A EST. DF E MUNICIPIOS.BANCO DO BRASIL03610000124788
16/JUN/201175147435.464,38REPASSE DA COTA DO SE A EST. DF E MUNICIPIOS.BANCO DO BRASIL03610000124788
18/JUL/201175151338.228,22REPASSE DA COTA DO SE A EST. DF E MUNICIPIOS.BANCO DO BRASIL03610000124788
17/AGO/201175158237.166,69REPASSE DA COTA DO SE A EST. DF E MUNICIPIOS.BANCO DO BRASIL03610000124788
16/SET/201175162337.224,96REPASSE DA COTA DO SE A EST. DF E
MUNICIPIOS.
BANCO DO BRASIL03610000124788
ta PgtoOBValorProgramaBancoAgênciaC/C
26/AGO/20116111421.860,00BRASIL ALFABETIZADO - TRANSFERENCIAS LEGAIS.BANCO DO BRASIL0361000019414

 É BIS  e inelegível.  O TSE - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL  forma maioria e vota pela inegibilidade do Imbrochável por mais oito anos.  O pr...