sábado, 7 de maio de 2011

Greve se espalha pelo RN

A greve dos Trabalhadores em Educação atinge 90% do Estado. Esse dígito sobe para 95% na Central Cabugi. Os números foram colhidos nessa quinta-feira (5) pela direção do Sinte. Segundo a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso a categoria está cada vez mais insatisfeita com os pronunciamentos do governo. “Estão todos inquietos, principalmente depois que a governadora ensaiou que não tem recursos para atender a categoria”, diz.
A sindicalista ainda reclama da secretária de Educação, que - segundo ela - “comete equívocos quando apresenta uma nota que não tratou uma linha sequer da reivindicação dos Funcionários.”. A coordenadora também diz estar emocionada com a adesão dos trabalhadores em todo o Estado e elogia a representação do Sindicato nas regionais.
“Na Central Cabugi, onde a adesão chega a quase 100% o trabalho é realizado pelo dirigente Canindé Silva. Já Na Regional de Pau dos Ferros o diretor Milton Urbano realizou uma das maiores assembléias, numa chuva torrencial.”, disse a coordenadora. Essa reunião contou com a presença de Trabalhadores em Educação da Cidade e das cidades que pertencem à Regional, além de estudantes da rede.
Milton Urbano disse que a categoria recebeu o pedido do Governo de esperar mais 120 dias como ofensa. “Como era de se esperar, a categoria aprovou a greve e tirou de imediato um plano de Lutas.”, avaliou. 
Em Currais Novos também, quase todas as escolas Estaduais da nossa cidade aderiram ao movimento, O costume dos governantes de não cumprir com o direito do trabalhador é constante, temos que dá um basta nisso. 
Vamos companheiro, vamos a luta!

O que ninguém esperava era o corte também nos reajuste dos salários dos educadores e funcionários............

Programa Mais Educação conta com adesão de 15 mil escolas

Este ano, 15.018 escolas públicas do país passam a oferecer educação integral, por meio do programa Mais Educação, do Ministério da Educação. Do total, 5.256 participam do programa pela primeira vez. Todas as novas escolas são de ensino fundamental.

Desde a criação do Mais Educação, o número de estudantes atendidos em tempo integral em escolas públicas é crescente. Passou de 386 mil, em 2008, para 2,2 milhões, em 2010; este ano, 3 milhões de alunos poderão estudar em escolas de educação integral. A estimativa de recursos aplicados é de R$ 574 milhões.    

O principal objetivo do programa é oferecer mais espaços e oportunidades de aprendizado aos estudantes da educação básica. As atividades fomentadas pelo Mais Educação foram organizadas em dez macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza, e educação econômica. 

Funcionamento – Para participar, as escolas elaboram um plano de atendimento e recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Escola) para desenvolver atividades com os estudantes. O dinheiro é depositado na conta da escola, em cota única, para aquisição de materiais, custeio de atividades e pagamento de transporte e alimentação dos monitores. 

Em média, cada escola recebe R$ 37 mil, para aplicar nos 10 meses letivos. O cadastro dos alunos é que determina o valor do repasse. A inclusão de dados é feita no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec). Após a avaliação, pelo ministério, de cada plano de atendimento das escolas, os gestores devem acessar o Simec para gerar o plano geral consolidado de seu município e ou estado e enviar para a coordenação do Mais Educação, via correios, o documento devidamente assinado. 

São projetos como estes que não acontece em nossa cidade, primeiro porque as nossas unidades de ensino não oferecem condições de trabalho em um só turno, imaginem se fossem dois turnos, com os mesmos alunos? Um projeto desse, necessita de um esforço enorme por parte do órgão da educação no município e por parte do executivo para buscar os meios legais de desenvolvê-lo, coisa que em Currais Novos não existe interesse de ambas as partes.


 É BIS  e inelegível.  O TSE - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL  forma maioria e vota pela inegibilidade do Imbrochável por mais oito anos.  O pr...