terça-feira, 27 de julho de 2010

Quanto custa a corrupção dos políticos para os brasileiros ?

  O preço da corrupção custa para o Brasil entre R$ 41,5 e R$ 69,1 bilhões por ano. A estimativa é de um estudo divulgado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). De acordo com o relatório Corrupção: Custos Econômicos e Propostas de Combate, o custo com a corrupção representa entre 1,38% a 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB). O dinheiro, se investido em educação, por exemplo, poderia ampliar de 34,5 milhões para 51 milhões o número de estudantes matriculados na rede pública do ensino fundamental, além de melhorar as condições de vida do brasileiro.  “O custo extremamente elevado da corrupção no Brasil prejudica o aumento da renda per capita, o crescimento e a competitividade do país, compromete a possibilidade de oferecer à população melhores condições econômicas e de bem-estar social e às empresas melhores condições de infraestrutura e um ambiente de negócios mais estável”, diz o estudo da Fiesp.O relatório aponta também que, se o desvio de verbas no país fosse menor, a quantidade de leitos para internação nos hospitais públicos poderia subir de 367.397 para 694.409. O dinheiro desviado também poderia atender com moradias mais de 2,9 milhões de famílias e levar saneamento básico a mais de 23,3 milhões de domicílios. Para a área de infraestrutura, o relatório calcula que se não houvesse tanta corrupção, 277 novos aeroportos poderiam ser construídos no país. A precariedade dos terminais é um dos maiores problemas para a realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.  O estudo também revela, citando informações da organização não governamental (ONG) Transparência Internacional, que o país conseguiu reduzir a corrupção, mas não foi suficiente para tirá-lo, em 2009, da 75ª colocação em um ranking de 180 países. O relatório da Fiesp propõe como medidas de combate à corrupção uma reforma política que, entre outras coisas, estabeleça regras e procedimentos transparentes para o controle do financiamento de campanhas eleitorais; uma reforma do judiciário, com medidas que reduzam a percepção da impunidade e que punam mais rapidamente os casos de corrupção; uma reforma administrativa, que reduza as nomeações para cargos de confiança, o poder de barganha no jogo político e a captação de propinas nas estatais; além de reformas fiscal e tributária, que aumentem o controle sobre os gastos públicos e evitem o pagamento de propinas.
                Cada vez que um político rouba os cofres públicos, o Brasil, e nós brasileiros é que pagamos a conta. Está semana pela televisão dava pra ser visto a alegria devido mais um novo recorde de arrecadação de impostos, enquanto muitos sorriem, outros choram pela longa espera na fila de hospitais super lotados  ou até mesmo sem médicos para atender os pacientes,  nós educadores amargamos o descaso com a escola pública e vemos a cada dia o tão sonhado "Piso Salarial Nacional" voltar a ser o que era; "UM SONHO".  Enquanto o povo brasileiro não souber dar o troco a esses ladrões de colarinho branco, muitos de  nós ainda teremos que viver de migalhas em hospitais sujos, em escolas caindo os pedaços e vendo o futuro de nossas crianças indo pelo ralo. Parabéns aos políticos brasileiros, eles sabem trabalhar, e trabalhar bem, se não o fizessem, não seriam colocados de volta para ocupar os cargo que lhe foi confiado,  mais que não é honrado.

 É BIS  e inelegível.  O TSE - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL  forma maioria e vota pela inegibilidade do Imbrochável por mais oito anos.  O pr...