sexta-feira, 16 de março de 2012

 

Cristovam sugere impeachment de gestores que não pagam piso do magistério

Cristovam sugere impeachment de gestores que não pagam piso do magistério. Imagem: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press/Arquivo 
Os gestores públicos que não pagarem o piso salarial do magistério deveriam ser afastados de suas funções. É o que defendeu o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) nesta sexta-feira, durante a sessão plenária do Senado. Ele disse ainda que a greve dos professores não deveria paralisar completamente as atividades, para evitar prejudicar os estudantes. Em contrapartida, sugeriu que as demais categorias de trabalhadores entrassem em greve geral em apoio aos docentes.
Atualmente o piso salarial nacional dos professores equivale a R$ 1.458,00 – um valor que alguns estados e muitas prefeituras alegam não serem capazes de pagar. Isso gerou no país, segundo o senador, “uma explosão de greves”. A lei que instituiu o piso (lei 1.738/2008) tem origem em projeto de lei do senado (PLS 59/2004) de autoria de Cristovam.
"Não estou satisfeito, pois é lamentável que a lei ainda não esteja sendo cumprida, mas também acho lamentável que por causa dessa lei tenhamos crianças sem aula nos dias de hoje. Não consigo deixar de apoiar os professores, mas não consigo ser solidário com greve de aulas", disse o senador, ao informar que vai levar o não cumprimento da lei à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.
Cristovam Buarque ainda sugeriu que os trabalhadores das obras de construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014 parem suas atividades e alguns representantes do magistério ocupem os canteiros onde elas são erguidas. Desta forma, disse Cristovam, o descaso com os professores brasileiros chamará a atenção do mundo.
"Vamos tentar os caminhos legais, oficiais, sem parar as aulas. É possível, sim, greve de professores com aulas funcionando. Os trabalhadores brasileiros, ao ficarem somente na ideia do contracheque, sem uma preocupação com o boletim, estão condenando seus filhos ao desemprego, ou a subempregos, ou a baixos salários. Está na hora de os trabalhadores se envolverem nessa luta", disse o senador.

Estudantes do Colégio Cristo Rei, da Cidade Ocidental (GO), em visita ao Senado, aplaudiram o pronunciamento de Cristovam Buarque.

Da Agência Senado

 

Greve Nacional em Currais Novos.

 

A greve nacional em Currais Novos termina hoje da seguinte maneira. Professores do Estado comemoram seus 22,22% de reajuste, nos últimos seis meses os professores da rede estadual de ensino podem comemorar um acumulado de 56% de reajuste em seus salários. 

Infelizmente não podemos dizer o mesmo dos professores da rede municipal de ensino, que nos últimos três anos só puderam contar com 5% de reajuste depois de uma acordo político feito em abril do ano passado. Trocando em miúdos, em todo esse tempo de implantação do piso, os professores da rede municipal obtiveram nada menos que 1,7% de reajuste ao ano. Isso é um absurdo! não existe por parte da gestão municipal nenhum compromisso em pelo ao menos tentar amenizar essa defasagem. 

A incompetência de uma administração que em momento nenhum da sua história administrativa soube valorizar os profissionais que mais contribuem para o desenvolvimento desse município. Hoje a educação de Currais Novos passa por um momento de declínio por falta de pessoas que tenham compromisso em fazer desse instrumento algo valioso. 

Parabéns aos companheiros da rede estadual pela conquista.

 É BIS  e inelegível.  O TSE - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL  forma maioria e vota pela inegibilidade do Imbrochável por mais oito anos.  O pr...