sexta-feira, 18 de maio de 2012

Saúde Pública no Brasil


Foi manchete durante as duas primeiras semanas de Maio a situação da saúde pública do RN, em seguida a Rede Record de televisão mostrou um diagnóstico de como anda a saúde pública por todas as regiões do país. É um verdadeiro absurdo como vem sendo tratado a população que busca nos postos de saúde, nos hospitais e pronto atendimentos públicos uma solução para seus problemas de saúde. Aqui nos Currais Novos existe um movimento intitulado "SOS HOSPITAL", fazem exatamente três longos anos que o Hospital Regional de Currais Novos enfrenta sérios problemas e somente agora em pleno ano eleitoral alguém decidiu fazer alguma coisa. Parabéns pela iniciativa, só acho que tal ação deveria ter vindo logo no início, quando os problemas começaram a surgir, quando as pessoas procuravam atendimento e não eram atendidas e mais, deveríamos amplia esse movimento e fazer dele um movimento da Saúde Pública no Brasil. 
Enquanto se gastam milhões em construção de campos de futebol, faltam milhões para melhoria de hospitais, para compra de aparelhos, de medicamentos e a construção de novos leitos hospitalares por todo Brasil. Enquanto a saúde necessita de dinheiro é feito um contigenciamento (no popular: Um surrupio) de Cinco Bilhões no orçamento deste ano. Sendo assim a saúde pública não poderia estar de outra maneira. Só nos resta torcer para que essa copa traga realmente o lucro que estão divulgando que ela vai dar, pois se isso não acontecer, ficaremos apenas com os desvios de milhões que irão aparecer após a construção das "Arenas de Ilusões" por todo o Brasil.
Viva ao Imperador Romano Comodus, deu aos nossos políticos uma verdadeira aula de história, pena que ele ensinou apenas como enganar e alienar as almas sem vida.

Monitoramento da frequência escolar no país chega a 88,1%


O acompanhamento da frequência escolar dos estudantes atendidos pelo programa Bolsa-Família chegou a 88,1%, o mais alto índice registrado até hoje. A medição refere-se a fevereiro e março deste ano. O resultado significa aumento de três pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2011, quando o indicador foi de 85,1%. O público para o acompanhamento mais recente da frequência foi de 16,2 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Desse total, 519 mil estudantes obtiveram baixa frequência escolar e não se enquadraram nas exigências do programa de transferência de renda do governo federal. A informação da frequência escolar é um dos critérios adotados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para repassar recursos às prefeituras. Os beneficiários que tiverem índices abaixo dos exigidos recebem advertência, podem ter os valores suspensos e até ser retirados do programa. Alunos de até 15 anos devem assistir a no mínimo 85% das aulas a cada mês. A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de 75% das aulas.  O programa Bolsa-Família, criado em 2004, destina-se à transferência de renda direta a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Ao serem incluídas no programa, elas assumem o compromisso de matricular e garantir a permanência das crianças e jovens na escola.  Cabe ao Ministério da Educação o acompanhamento da frequência escolar desses estudantes. O objetivo é combater a evasão e estimular a progressão do aluno. Esse monitoramento permite diagnosticar o que está dificultando a vida escolar de cada um.  A frequência e eventuais motivos de baixa assiduidade são informados pelas secretarias estaduais e municipais de educação, por meio eletrônico, ao MEC, que repassa os dados ao MDS, responsável pela gestão da Bolsa-Família. O acompanhamento é organizado por períodos de referência. Ou seja, o de ocorrência das aulas e, simultaneamente, o de coleta, quando os dados são registrados no sistema eletrônico. A coleta é feita bimestralmente.

Assessoria de Comunicação Social

Do Blog: São louváveis os números apresentados pelo MEC. Mas, aluno presente nem sempre significa aluno aprendendo. O fato da frequência ter melhorado é bom, muito bom, mais devemos levar em conta que uma boa parte dos alunos presentes em sala de aula é pelo simples fato de não perderem o Bolsa Família,  penso que o motivo deveria ser outro como por exemplo na busca do conhecimento como forma de mudar a sua vida através do saber. Mas, pelos menos estão em sala e mesmo muitos não levando a sério e outros até mesmo agredindo professores estão em sala, então parabéns por isto também. Sugiro ao Ministério da Educação criar um Bolsa Saúde para os Professores, pois o salário que hoje é pago para suportar tudo isso não dá nem para pagar o medicamento que muitos colegas tem que comprar após adquirir uma fasta lista de problemas de saúde por conta do estresse do dia-a-dia da sala de aula.. 

Inscrições para o II Fórum Mundial seguem abertas


Estão abertas as inscrições para o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado de 28 de maio a 1º de junho, em Florianópolis. A CNTE e a CUT estarão presentes, com estandes no evento e a participação de seus dirigentes nas mesas de debate.
A programação do fórum contará com conferências, debates, oficinas, Mostra de Inovação Tecnológica, Mostra de Artes Visuais, Mostra de Pôsteres, Feira Gastronômica, Feira de Economia Solidária e Feira do Livro. Além disso, diversas atividades artísticas farão parte da programação cultural, que terá grandes shows de abertura e encerramento.
Dezenove mil pessoas já se inscreveram para o fórum. Para participar, basta acessar o sitehttp://2sitefmept.ifsc.edu.br/index.php e clicar em "Quero Participar". As inscrições são gratuitas. Nesta segunda edição do evento, quem comanda a organização do Fórum é o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Além da instituição, outras 80 entidades também compõem o Comitê Organizador.
Confira a programação completa do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica abaixo. (CNTE, 17/05/12)
ATIVIDADES NO DIA 28/05/2012
MESA DE DEBATE
14h às 17h – Sala Jurerê – Piso Superior do Centro Sul
Mesa Ensino Médio integrado ao profissional: desafios, possibilidades e Perspectivas
Instituições: SEEP/PE, CNTE, FAETEC/RJ e ESTES/UFU
Palestrantes:
  • Paulo Sergio da Silva – Escola Tecnica de Saude/ Universidade Federal de Uberlandia – ESTES/UFU – MG - Brasil
  • Maria Cristina Lacerda – Fundação de Apoio a Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC – RJ - Brasil
  • Paulo Ramos – Secretaria Executiva de Educação Profissional de Pernambuco - SEEP/PE
  • Marta Vanelli – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação – CNTE/CUT, Brasil
Coordenação: Paulo Sergio da Silva – Escola Tecnica de Saude/ Universidade Federal de Uberlandia – ESTES/UFU – MG - Brasil
19h00min: ABERTURA OFICIAL DO II FÓRUM
ATIVIDADES DO DIA 29.05.2012
09:00 - Conferência Temática I - Educação, Universalização e Democratização
Conferencistas:
  • Rosa de Jesus Soares de Bastos Nunes - Portugal
  • Peter Jarvis - Inglaterra
  • Carlos Augusto Abicalil - Brasil
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
13h30 às 16h30
Entidade: Central Única dos Trabalhadores – CUT
Título da atividade: A Educação Profissional e Tecnológica que interessa aos trabalhadores/as: pedagogia das competências ou Educação Integral?
Palestrantes:
  • Priska Kergoat – Université Toulouse 2, França
  • Carmen Sylvia Moraes - Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo / FE – USP, Brasil
  • Representante da SETEC/MEC
Mediação: Quintino Severo – Secretaria Geral da Central Única dos Trabalhadores – CUT/ Brasil
MESA DE DEBATE INTERNACIONAL
Dia 29/05 - 17h às 20h - Sala Jurerê – Piso Superior do CentroSul
Mesa: A Educação Profissional e o Movimento Pedagógico Latino-Americano
Instituições: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Internacional da Educação da América Latina - CNTE/IEAL – Brasil/Costa Rica
Palestrantes
  • Carlos Augusto Abicalil – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE - Brasil
  • Gustavo Macedo – Federación Uruguaia do Magistério -Trabalhadores em Educación Primária - FUMTEP Uruguay.
  • Eladio Benitez – Union Nacional dos Educadores - UNE - Paraguay
  • Comberty Rodrigues – Internacional da Educação da América Latina – IEAL- Costa Rica
  • Marta Suarez – Confederación de Trabajadores de La Educación de La república Argentina - CTERA – Argentina
  • Amanda Villatoro – Confederação Sindical das Américas – CSA – Costa Rica.
Coordenação: Fátima Aparecida da Silva – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Internacional da Educação da América Latina CNTE/IEAL – Brasil/Costa Rica
OFICINA DE INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIA
Dia 29/05 - 17h às 20h
Título: O currículo e a prática educativa na perspectiva da Educação Integral: a experiência da ETHCI/CUT
Entidade: Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha - CUT
Palestrantes:
Rosana Miyashiro e Aline Maria Salami – Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, Brasil
ATIVIDADES DO DIA 30.05.2012
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
13h30 às 16h30
Entidade: Central Única dos Trabalhadores – CUT
Título da atividade: O papel do movimento sindical na defesa da Educação Profissional e Tecnológica como política pública
Palestrantes:
  • Laura Montanaro - UOCRA - Unión Obrera de la Construcción de la República de Argentina
  • Sebastião Lopes Neto – Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas - IIEP, Brasil
  • Anderson Campos – Assessor da Secretaria Nacional de Juventude/CUT, Brasil
Mediação: Martinho da Conceição – Coordenador da Secretaria Nacional de Formação / CUT, Brasil
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
17h às 20h00
Entidade: Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha – CUT
Título da atividade: A Educação Profissional e Tecnológica como instrumento da ação sindical no local de trabalho
Palestrantes:
  • Victor Ulloa – Secretário de Edución de la CUT Chile
  • Lucilene Binsfeld –Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços da CUT - Contracs, Brasil
  • Prof. Celso Ferreti , Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP - Brasil
Mediação: Aparecido Donizeti da Silva – CUT - Brasil
RECOMENDAMOS PARTICIPAR
13h30 às 16:30 – Debate 4: Trabalho e Educação numa perspectiva Emancipatória
Debatedores:
  • Miguel González Arroyo (Espanha)
  • Moacir Gadotti (Brasil)
  • Gaudêncio Frigotto (Brasil)
  • Guillermo Scherping (Chile)
     
ATIVIDADES DO DIA 31.05.2012
14h às 17h - Ala Sul – Passarela Nego Quirido – Sala 06
Mesa: Sindicalismo, renovación pedagógica y formación continua del profesorado
Instituição: STEs-Intersindical – España
Palestrantes:
  • Heleno Araujo Filho - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE - Brasil
  • Albert Sansano – Confederación Intersindical - STEs-I – España
  • Fernando Rodal – Confederação do Educadores Americanos - CEA – Uruguay
  • Janette Gongora - Movimiento Democrático "Nuevo Sindicalismo" Sindicato Nacional de Trabalhadore em Educação – Mexico
Coordenação: Jose Segovia - Confederación Intersindical STEs-I – España

 É BIS  e inelegível.  O TSE - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL  forma maioria e vota pela inegibilidade do Imbrochável por mais oito anos.  O pr...