quarta-feira, 16 de junho de 2010

Veja como ficará o nosso futuro!

Após uma rodada de negociação, finalmente chegamos a um denominador comum, como é dito na linguagem dos matemáticos. Estivemos reunidos no ultimo dia 14 de junho com Secretária de Educação de Currais Novos Profª. Elisângela Alves para debater os problemas relacionados ao Plano de Carreira do Magistério Público Municipal que desde janeiro deste ano, alguns pontos estavam pendentes. Os pontos discutidos e acordados foram os seguintes: Progressões Horizontais e Avanços Verticais para mais de 200 professores, Reajuste do Piso Salarial Nacional dado no inicio do ano pelo MEC e revisão do Plano de Carreira para que esteja assegurado o primeiro trimestre do ano para as publicações das Progressões (avanços de letras) através de uma emenda, a ser enviada a Câmara Municipal ainda este ano, corrigindo assim um lapso cometido na reformulação do mesmo no ano passado. O movimento que surgiu nos últimos dias foi devido à falta de coerência entre o que era reivindicado e o que era proposto pela Prefeitura de Currais Novos. Depois de muita discussão e vários atritos entre a classe e o poder público, foi possível chegar a um acordo que não agradou a muitos educadores que esperavam mais, porém, para o momento, era o negociável. Em assembléia realizada na terça-feira dia 15 de junho foi exposto pra a categoria o que no momento, segundo os representantes do município poderia ser pago, uma vez que as verbas destinadas a educação não atingiram as expectativas estimadas para o período. De acordo com a Secretária de Educação no momento só é possível conceder as progressões e os avanços verticais para alguns professores e o reajuste do Piso ficou para ser discutido na primeira quinzena de agosto, após o pagamento da 1ª parcela do 13º Salário. Foi argumentado também a tramitação do Plano de Carreira dos Servidores que ainda está em fase de formulação e a administração local não tem como prevê o impacto financeiro que esse dará ao município. Sendo assim e diante dos fatos expostos, os educadores mesmo insatisfeitos resolveram aceitar a proposta da Prefeitura e aguardar um pouco mais pelo reajuste, sabemos que no momento em que for concedido terá que ser retroativo ao inicio do ano e que a prefeitura vai ter que encontrar uma forma de pagar aquilo que temos como direito. No momento o que será pago aos educadores é o seguinte: Veja a tabela.

PROGRESSÕES HORIZONTAIS

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

REAJUSTE

B,C e D

E e F

G e H

I e J

18 de agosto 1ª reunião para discussão do mesmo

Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”














Finalmente uma tregua!


Não chamaria de acordo e sim de trégua, o que foi acordado entre a prefeitura e a categoria é que se daria uma trégua para que as coisas pudessem caminhar de foram harmoniosa vamos dizer assim. De um lado a insatisfação de muito professores que no momento não serão beneficiados com nada além da espera por melhorias nos seus salários, por outro a alegria de quem terá garantido as suas progressões (letras) e algumas promoções verticais. Como dizia o tema da campanha da fraternidade " Nós não podemos servir a Deus e ao dinheiro, nem muito menos agradar a dois Senhores" esse foi o resultado de uma rodada de negociações entre SINTE/RN Regional de Currais Novos e Prefeitura. Alguns profissionais satisfeitos, outros indignados. É sabido por todos nós que em uma batalha ganha-se uma trincheira e perde-se outra, porém, a batalha continua, a luta permanece e os sentinelas atentos para cada passo dado pelo inimigo. Foi dessa maneira que o mundo moderno se consolidou, foi dessa forma que muitos povos foram conquistados e é dessa forma que as lutas de classes nos tempos modernos se propagam. Não podemos e nem devemos desanimar diante da primeira derrota e achar que a cada passo o inimigo se fortalece, se pensarmos assim estaremos trilhando o caminho do nosso fracasso, temos é que nos fortalecermos cada vez mais, para na próxima batalha ressurgimos mais fortes e preparados para um novo confronto. Essas são metáforas da vida como disse o Pe. Fábio em uma das suas músicas, mas, retratam muito bem as lutas do nosso dia a dia, não só no trabalho mais também na nossa vida pessoal como toda. "Não é preciso ter pressa. A impaciência acelera o envelhecimento, eleva a pressão arterial e apressa a morte. Tudo chega a seu tempo. Não se pode colher nada antes que amadureça. A fruta colhida verde é azeda ou amarga e não faz bem à saúde. Quando alguém tenta realizar algo antes do momento propício, com certeza provoca uma situação incômoda e acaba prejudicando a si próprio ou a outras pessoas." (Masaharu Taniguchi)

 É BIS  e inelegível.  O TSE - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL  forma maioria e vota pela inegibilidade do Imbrochável por mais oito anos.  O pr...