sábado, 21 de abril de 2012

Justiça tem muita culpa à corrupção, diz Joaquim Barbosa


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, deu uma entrevista de valor histórico para a democracia e as instituições de Estado da República Federativa do Brasil. Foi ao jornal O Globo.
Pena que muitos a tenham esquecido, milhões não tenham lido suas declarações e outro tanto não se interesse pelo tema.
Para ele, “o Judiciário tem grande parcela da responsabilidade pelo aumento da corrupção no nosso país”. Propõe que esse poder, tratado como vestal, seja “reinventado”, para salvar o país e as pessoas decentes que a compõem, além do próprio cidadão.
Veja abaixo alguns trechos dessa entrevista veiculada no dia 2 de janeiro de 2010:
“O Judiciário tem grande parcela de responsabilidade pelo aumento da corrupção no nosso País”
“A impunidade é hoje o problema crucial do País. Ela é planejada, deliberada. As instituições concebidas para combatê-la são organizadas de forma que elas sejam impotentes, incapazes de ter uma ação eficaz”
“A Polícia e o Ministério Público não obstante as suas manifestas deficiências e os seus erros e defeitos pontuais, cumprem razoavelmente o seu papel. Porém, o Poder Judiciário tem uma parcela grande de responsabilidade pelo aumento das práticas de corrupção em nosso país.”
“A generalizada sensação de impunidade verificada hoje no Brasil decorre em grande parte de fatores estruturais, mas é também reforçada pela atuação do Poder Judiciário, das suas práticas arcaicas, das suas interpretações lenientes e muitas vezes cúmplices para com os atos de corrupção e, sobretudo, com a sua falta de transparência no processo de tomada de decisões.”
“Para ser minimamente eficaz, o Poder Judiciário brasileiro precisaria ser reinventado.”
Veja AQUI a entrevista na própria página on line de O Globo.
Do Blog:
Vindo de um Ministro do STF, é uma declaração assustadora, porém ele tem razão nas alegações que faz. Não estou aqui condenado nenhum juiz, pois estes trabalham baseados nas normas estabelecidas no Código Judiciário Brasileiro. Mas as Leis elaboradas pelos nossos "legisladores" beneficia na sua maioria das vezes eles próprios. 
São poucas ou raras as decisões judiciais em que trabalhadores ou cidadãos comuns são favorecidos. A polícia prende, a lei manda soltar. O juiz condena a lei manda diminuir a pena e logo o camarada esta na rua. A justiça Eleitoral retira, as brechas da lei manda voltar e assim segue a vida cotidiana dessa "mundo" chamado Brasil. 
Reinventar o Poder Judiciário no Brasil pode ser considerado hoje, "uma missão impossível", para isso acontecer, em primeiro lugar, teríamos que fazer uma limpeza geral no Congresso Nacional. Isso não é  considerado uma missão impossível mas, uma utopia.

 É BIS  e inelegível.  O TSE - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL  forma maioria e vota pela inegibilidade do Imbrochável por mais oito anos.  O pr...