domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fátima diz que não é cortando salário de professor que a greve vai acabar

Entrevistada neste sábado (26) pela Rádio Currais Novos a deputada federal Fátima Bezerra (PT) lamentou o momento vivido pela educação do município. “Não é punindo o servidor com corte de salário que o movimento vai acabar. Se acham que isso vai resolver, só vai piorar essa questão”, disse a deputada.
Complementação
Sobre a alegação de que o município não tem condições financeiras para dar o reajuste ao professor, disse que a prefeitura do porte de Currais Novos tem condições de arcar com o aumento. “Se a prefeitura diz que não tem dinheiro, vá ao Ministério da Educação e peça a complementação financeira para arcar com o cumprimento da Lei do Piso”.
Negociação
Fátima se colocou a disposição da classe para se for preciso participar de uma negociação junto à prefeitura para que a situação se resolva. Prefeito Geraldo, vamos resolver essa problema, pois a greve não é boa pra ninguém, sabemos que todos perdem com isso”, declarou Fátima Bezerra.
Fonte: blog do Valudey

Fátima critica corte de salários dos professores grevistas: “Se acham que isso vai resolver, só vai piorar essa questão”

 
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) que preside a Comissão de Educação na Câmara dos Deputados desembarcou em Currais Novos neste sábado (26) e concedeu entrevista a Rádio Currais Novos AM. A petista fez críticas a postura adotada pelo secretário Carlos Magno Gomes (Administração) que descontou no salário dos professores os dias da greve. "Não é punindo o servidor com corte de salário que o movimento vai acabar. Se acham que isso vai resolver, só vai piorar essa questão", afirmou Fátima.
Sobre a alegação de que o prefeito Geraldo Gomes (DEM) não tem condições de cumprir o aumento requisitado pelos professores, a deputada federal fez uma sugestão. "Se a Prefeitura diz que não tem dinheiro, vá ao Ministério da Educação e peça a complementação financeira para arcar com o cumprimento da Lei do Piso", disse. Fátima conversou com os professores e se comprometeu em ajudar na questão. Ela esteve em Currais Novos para participar de uma solenidade de filiação do PT na cidade, que tem o vereador Odon Júnior como um dos seus principais quadros.
Por Marcos Dantas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Professores fizeram buzinaço no centro de Currais Novos para protestar contra medidas de Geraldo Gomes

Professores fizeram buzinaço no centro de Currais Novos para protestar contra medidas de Geraldo Gomes
Uma grande mobilização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE) marcou à tarde desta sexta-feira (25) em Currais Novos. Os professores que reivindicam melhorias salariais e estão em greve há dias saíram pelas ruas do centro da cidade com uma carreata e fizeram buzinaço.

A carreata saiu de frente ao SINTE e foi finalizada com ato público na Praça Tetê Salustino, em frente a Rodoviária de Currais Novos. O secretário Carlos Magno Gomes (Administração), que é filho do prefeito Geraldo Gomes (DEM) descontou no salário dos professores os dias que eles estavam na greve, já que ele alega ser desnecessário o movimento. O Blog soube que a decisão da Prefeitura não foi bem recebida pelos professores, que conseguiram o apoio de mais educadores.

Nas ruas de Currais Novos muito buzinaço dos professores nesta sexta-feira





Nas ruas de Currais Novos muito buzinaço dos professores nesta sexta-feira


Por Marcos Dantas |

Governo Rosalba está acabando com programas sociais 25 de fevereiro de 2011 — Estadual

O que acontece com a new-governadora Rosalba Ciarlini?
Onde está a sua sensibilidade de gestora e de médica pediatra?

Com a decisão de aniquilar o MEIOS, mandou cancelar importantes programas de inclusão social, colaborando para que adolescentes voltem à vulnerabilidade dos ‘encantos’ das ruas.

Com excepção do projeto Bombeiro Mirim, que o Corpo de Bombeiros assumirá, vão sucumbir o ‘Guarda Mirim Ambiental’, a contar que a PM não tem condições de arcar sem a ajuda da Coordenação de Atenção ao Adolescente, do Meios; o ‘Adolescente Aprendiz’, entre outros.

A informação é de que a governadora não quis nem ouvir os argumentos para a continuidade.

Quem sabe porque foram programas gloriosos da gestão Wilma de Faria.

No ‘Guarda Mirim’, eram atendidos 200 adolescentes – manhã aos que estudam à tarde, à tarde aos que estudam de manhã.

Pela manhã, por exemplo, após café oferecido, participavam de atividades sócio-educativas e disciplina militar. Adolescentes que aprenderam itens básicos de uma boa educação e sensibilidade, como as palavrinhas mágicas ‘obrigado’, ‘por favor’…

Ao receberem a triste notícia do ‘fim’ pela coordenadora dos projetos Jurema Marinho, pais e assistidos foram ao choro de desgosto e desespero.

Mesma emoção sentida pela coordenadora, que não segurou as lágrimas.

Para se ter ideia, com o ‘Adolescente Aprendiz’, numa parceria MEIOS, Banco do Brasil, Caixa Económica e Cosern, eles trabalhavam nas empresas, ganhavam salário mínimo, vales transporte e alimentação, mais capacitação aos sábados. Ou seja: a cidadania vai perder para os perigos das drogas nas ruas, por exemplo. Sem falar que muito ajuda na hoje cronica insegurança pública. 15 municípios perdem.

Triste. Muito triste. Que a governadora reveja sua decisão.

De Eliana Lima/TN

A manifestação foi na Praça da Rodiviária


A carreata teve seu ponto culminante na Praça Tetê Salustino, a Praça da Rodoviária, onde vários oradores falaram aos presentes.
Usaram da palavra, o professor Wellington Medeiros, o presidente do sindicato dos servidores municipais Carlos Magno, a Coordenadora geral do SINTE Francisca Palmeira e os vereadores Francisco Moreira e Eugenio Lins que apóiam o movimento.

F

Professores em greve realizam carreata


O desconto dos dias parados dos professores em greve do município de Currais Novos parece que só fez encorajar mais os educadores para o movimento.
Na tarde desta sexta-feira aconteceu a Carreata pela Educação, que além de carros e motos contou também com manifestantes em caminhada.
Por onde passavam os professores recebiam o apoio da população a luta que travam para verem seus direitos reconhecidos.

O mote do movimento

O poema de Patativa do Assaré “O Boi Zebu e a Formigas”, declamado nessa quinta-feira na sessão da câmara pelo coordenador do SINTE Marinilzo virou mote do movimento. Hoje já se via em Currais Novos carros e motos circulando com o adesivo trazendo os seguintes dizeres: "EU SOU FORMIGA, E VOCÊ?


fonte: blog do vlaudey

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CADÊ O DINHEIRO GERALDO? O GATO COMEU!

SE NÃO BASTASSE OS DESMANDOS DO DITADOR E NÃO PREFEITO GERALDO GOMES QUE ULTIMAMENTE ESTÁ MAIS PREOCUPADOS COM  OS CARGOS DO GOVERNO RASALBA DO QUE COM OS PROBLEMAS DA CIDADE, OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO FORAM SURPREENDIDOS NA MANHÃ DESSA SEXTA FEIRA QUANDO AO PEGAREM SEUS CONTRA-CHEQUES  VIRAM QUE PARTE DOS SEUS SALÁRIOS FICOU NOS COFRES DA PREFEITURA. ISSO É MESMO UM ABSURDO, A GREVE É UM DIREITO DO TRABALHADOR, A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA GARANTE A TODO E QUALQUER TRABALHADOR O DIREITO DE REIVINDICAR O QUE A LEI LHES GARANTE. NO ENTANTO O DITADOR DO (DEM) QUE NÃO NADA DE (DEM) PASSA POR CIMA DA LEI DE FORAM ARBITRÁRIA COLOCANDO FALTA NOS PROFISSIONAIS QUE FAZEM PARTE DO MOVIMENTO GREVISTA PELO CUMPRIMENTO DA LEI 11.738/08 LEI DO PISO SALARIAL NACIONAL DO MAGISTÉRIO, A DOIS ANOS QUE O REAJUSTE DO PISO NÃO É CONCEDIDO  AOS PROFESSORES. HOJE O ACUMULADO CHECA A 25% E NÃO EXISTE NENHUMA PERSPECTIVA DE AVANÇO NO SENTIDO DE PROMOVER A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO. 

PREFEITO DO (DEM) DESCONTA SALÁRIOS DOS PROFESSORES QUE ESTÃO NA GREVE.

POR FALTA DE PROPOSTA PARA CATEGORIA O PREFEITO GERALDO GOMES (DEM) PASSA MAIS UMA VEZ POR CIMA DA LEI E DESCONTA PARTE DOS SALÁRIOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ESTÃO NA LUTA PELO CUMPRIMENTO DA LEI 11.738/08 QUE INSTITUI O PISO SALARIAL NACIONAL, A DOIS ANOS O PREFEITO NÃO REPASSA O REAJUSTE PARA OS SALÁRIOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.  E A UNICA FORMA QUE ENCONTROU DE INIBIR O MIVIMENTO FOI DESCONTANDO OS SALÁRIOS DOS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO NA GREVE. É UMA PENA! SERÁ QUE ESSE SENHOR FAZ JUS A SIGLA QUE REPRESENTA?

Professores lotam a câmara municipal

Poucas vezes o novo plenário na câmara municipal de Currais Novos esteve totalmente lotado quanto na sessão desta quinta-feira (24). A quase totalidade da assistência estava formada por professores.

A coordenadora geral do SINTE Francisca Palmeira abriu a Tribuna Livre, dizendo que em 2010 os educadores do município perderam 7,86% e agora em 2011 15,29% em seus salários. “Foi bom estar sendo transmitida essa sessão, pois a população está vendo que “não é apenas meia dúzia de professores que estão em greve, como querem fazer a população acreditar”, disse Francisca.
O vereador João Neto ouviu a fala da dirigente do SINTE com cara de poucos amigos.
O coordenador de comunicação do sindicato, Victor Tavares pediu mais clareza da prefeitura com relação aos dados e revelou que em janeiro de fevereiro deste ano já são R$ 400 mil a mais de Fundeb para o município de Currais Novos.
Marinilzo, coordenador administrativo/financeiro do sindicato dos educadores iniciou lendo um poema de Patativa do Assaré, intitulado o Boi Zebu e a Formiga.
Depois foi na mesma linha dos seus antecessores na tribuna, cobrando o cumprimento da Lei do Piso, por parte do município. “o salário inicial de um professor era para ser de R$ 890,00, mas infelizmente o município não cumpre”, disse o coordenador.
Fonte blog do Vlaudey

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

NOTA DE REPÚDIO





    O SINTE-RN REGIONAL DE CURRAIS NOVOS VEM A PÚBLICO REPUDIAR O LAMENTÁVEL FATO OCORRIDO NA ULTIMA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS, ONDE DURANTE O SEU DISCUSO, O VEREADOR JOÃO NETO (DEM), AGREDIU VERBALMENTE E CHAMOU DE PALHAÇOS E BADERNEIROS TODOS OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA EDUCAÇÃO QUE ESTAVAM PRESENTES E LUTAVAM POR MELHORIAS DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO DA NOSSA CIDADE. ESTE ATO FOI ASSISTIDO POR TODOS AQUELES QUE, EM CASA, VIAM O ABSURDO, A FALTA DE RESPEITO COM O TRABALHADOR ACONTECER. TAL ATO NÃO PODER E NÃO DEVE SER CONSIDERADO UM ATO RESPOSÁVEL DE UM REPRESENTANTE DO POVO, NÃO PODE E NÃO DEVE SERVIR DE EXEMPLO PARA OUTROS PARLAMENTARES QUE SE PROPONHEM A DEFENDER OS INTERESSES DO POVO CURRAISNOVENSE.
    É TRISTE E LAMENTAVEL A POSTURA ADOTADA PELO VEREADOR QUE FOI ELEITO PARA DEFENDER E NÃO PARA DENEGRIR A IMAGEM DE TRABALHADORES QUE ESTÃO NA LUTA PELOS SEUS DIREITOS GARANTIDOS POR LEI. 
    PODEMOS PERDOA FACILMENTE UMA CRIANÇA QUE TEM MEDO DO ESCURO; A REAL TRAGÉDIA DA VIDA É QUANDO OS HOMENS TÊM MEDO DA LUZ, A NOSSA MAIOR GLÓRIA NÃO RESIDE NO FATO DE NUNCA CAIRMOS, MAS SIM EM LEVANTARMOS-NOS SEMPRE DEPOIS DE CADA QUEDA, NÓS SOMOS AQUILO QUE FAZEMOS REPETIDAMENTE, NESTE CASO SOMOS E SEREMOS SEMPRE DEFENSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA E DE QUALIDADE. APESAR DE VOCÊ, AMANHÃ HÁ DE SER UM OUTRO DIA.





CURRAIS NOVOS, 24 DE FEVEREIRO DE 2011.
SINTE-RN REGIONAL DE CURRAIS NOVOS


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PROFESSORES SÃO AGREDIDOS VERBALMENTE DENTRO DA CASA LEGISLATIVA.



ONTEM A NOITE NA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL O VEREADOR JOÃO NETO (DEM) AGREDIU  VERBALMENTE TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE  ALI ESTAVAM, CHAMOU O MOVIMENTO DE PALHAÇADA, TENTOU A TODO CUSTO DESQUALIFICAR OS PREFESSORES QUE FAZIAM PARTE DE UMA MANISFESTAÇÃO PACÍFICA E SILENCIOSA EM RESPEITO AO REGIMENTO DA CASA, NÃO RESPEITOU SEUS PARES NEM AS PESSOAS QUE ESTAVAM NA PLENÁRIA E PROFERIU VÁRIAS OFENSAS A ADEPTOS DO MOVIMENTO. DE ACORDO COM A LEI  QUANDO UM VEREADOR USA A CASA PARLAMENTAR PARA AGREDIR VERBALMENTE SEJA QUEM, FOR ISSO CARACTERIZA QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR. ISSO É VERGONHOSO, COMO UMA PESSOA   REPRESENTA UMA SIGLA (DEM - DEMOCRÁTA) E SUAS AÇÕES SÃO TOTALMENTE FORA DO CONTEXTO E DOS PRINCÍPIOS DO QUAL ESTE É REPRESENTANTE? ESPERAMOS DA CÂMARA DE VEREADORES UMA ATITUDE COLETIVA EM REPÚDIO AO ATO COMETIDO POR ESTE INDIVÍDUO  QUE SE DIZ REPRESENTANTE DO POVO. A GRAVURA ACIMA MOSTRA O TIPO DE POLÍTICOS QUE AGE DESSA FORMA, SÓ PENSA NA PRÓPRIA BARRIGA.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Professores protestam nas ruas de Currais Novos

Professores municipais em greve após assembleia na manhã desta terça-feira no SINTE partiram em caminhada pelas ruas de Currais Novos até a Praça Tomaz Salustino no centro da cidade.

Desafiando a administração
Victor Tavares coordenador de comunicação do SINTE desafiou a administração Geraldo Gomes e provar com documentos que não pode dar o reajuste que os educadores estão reivindicando. 
“Essa falta de boa vontade com a educação não é novidade com o atual prefeito. Em 2001 ele pagava menos de um salário mínimo a um professor”.
Professor não é vagabunda
Carlos Magno presidente do sindicato dos servidores municipais de Currais Novos demonstrou a revolta da classe com o vereador João Neto, que segundo ele (Carlos) sábado passado em seu programa de rádio chamou os professores de vagabunda. “vereador, aqui não tem nenhum vagabunda não, aqui tem sim trabalhador buscando seus direitos”.  Carlos condenou a postura que vem sendo adotada pela Rádio Ouro Branco contra os professores.
Profecia de educadora
Na sua fala a coordenadora geral do SINTE Francisca Palmeira anunciou a adesão de mais professores ao movimento e também externou sua indignação com a pecha de vagabunda desferida contra os professores. Francisca disse “eu vou aqui fazer uma profecia: houve uma época no Rio Grande do Norte um governador chamado Geraldo Melo que destratou a classe dos professores. Alguém sabe dizer o que ele faz hoje?, indagou. Foi banido da vida publica desse estado”. “Não sei como uma pessoa que chama professor de vagabunda deita no seu travesseiro de consciência tranqüila”, disse Francisca.
“Geraldo está discordando de Agripino”
O vereador Eugénio Lins afirmou que estava ali para apoiar o movimento e que a luta deve continuar e se fortalecer.  Eugénio chamou a atenção para o fato do prefeito Geraldo Gomes estar discordando do senador José Agripino presidente do DEM. “ Agripino está defendendo um salário de R$ 560,00 para o trabalhador, porque o prefeito não se espelha na proposta do senador e paga um melhor salário ao servidor municipal?, indagou Eugénio

QUE PENA!

O LOCUTOR DA RÁDIO OURO BRANCO ESTÁ FAZENDO BEM O SEU PAPEL E MERECENDO OS R$ 1.200,00 REAIS QUE RECEBER MENSALMENTE DA PREFEITURA E ATACANDO OS PROFESSORES QUE ESTÃO A FRENTE DO MOVIMENTO GREVISTA, É BOM LEMBRAR QUE O ADMINISTRADOR QUE AI ESTÁ UM DIA CAI, GOSTARIA DE SABER O QUE SE PASSA NA CABEÇA DE UMA CRIATURA QUE LEVA O TEMPO EM AGREDIR TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM PROL DO FAVORECIMENTO DE UMA CORJA DE SANGUE SUGAS QUE LEVARAM SUA VIDA MAMANDO NAS TETAS DOS COFRES PÚBLICOS DA NOSSA CIDADE. AS ELEIÇÕES DE 2012 ESTÃO POR VIR, QUERO LEMBRAR QUE PROFESSOR TEM PAI, MÃE IRMÃOS, CUNHADOS, TIOS, ALUNOS E PAIS DE ALUNOS AO SEU LADO. A REPOSTA A ESSES ABSURDOS SERÃO DADO NAS URNAS DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Professores decidem manter greve até que o poder executivo traga uma proposta e resolva as deficiencias mais graves das nossas escolas.

Os professores da rede municipal de Currais Novos descidiram em assembleia manter a  greve visto que a administração municipal não tem demonstrado nenhum interesse de negociar com a categoria. A única proposta que saiu até agora depois que o movimento grevista iniciou foi a suspender os salários dos professores que estiverem participando do movimento, o SINTE-RN Regional de currais Novos estará através da sua assessoria jurídica tomando providências para que esse absurdo não venha a ocorrer. Em 2001 o Prefeito Geraldo Gomes durante o movimento grevista suspendeu os salários dos professores e teve que pagar sob medida liminar  expedita Pela Senhora Juíza Dra. Rosana, ele até sumiu da cidade para não ser notificado, após um carro de som sair as ruas dizendo que esse tinha fugido para não cumprir o mandato de segurança e pagar os salários dos professores foi que ele reapareceu  e assim o oficial de justiça pode entregar a notifacação dando prazo de 24 horas para que o salário dos professores fossem pagos ou todos os bens da Prefeitura seriam bloqueados pela justiça.  Participaramos ontem sexta-feira de uma assembleia no SINTE. Após fizermos uma caminhada pelas ruas da cidade, conduzindo faixas, reivindicam o cumprimento da Lei 11.738/08 Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério. 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CARTA ABERTA A POPULAÇÃO

            Brasil, 24 anos de democracia e o que se vê? Um futuro inexistente, visto o descaso com a educação da nossa cidade. A precariedade das unidades de ensino, a falta de investimento em infra-estrutura física e material das escolas municipais e a desvalorização do professor nos leva a um futuro sombrio. Acreditava-se que a escola fosse imutável; um professor, alunos e um quadro negro. Infelizmente no nosso município o que temos hoje é o quadro negro da educação como um todo. A constituição de 1988 estabeleceu o direito à educação, como um preceito legal, tendo o Estado brasileiro o dever de garantir o acesso de todos indistintamente a uma educação de qualidade Na atual administração; no quesito educação, a palavra organização não existe, falta prioridade e planejamento. Esse descaso com a educação está à mostra para todos verem, a própria administração admite que o número de alunos da Rede Municipal de Ensino vem caindo, se isto está acontecendo é porque alguma coisa está errada. É fácil colocar a culpa nos professores, difícil é admitir que a política praticada e destinada a educação é falha e não traz nenhum beneficio para a melhoria da qualidade de ensino da nossa cidade. Diga-se de passagem que esta administração não tem um bom histórico de compromisso com a educação municipal. Com tanto descaso com a educação, os alunos não se vêem motivados a ir às escolas municipais, prova disso é que a cada ano o número de alunos  vem caindo. Em 2009 eram 6.745 alunos, passou para 6.453 em 2010 e em 2011 esse número é ainda menor apenas 6.136 alunos. Em dois anos o nosso município perdeu cerca de 11% de suas matriculas. A falta de investimento levou os trabalhadores em educação a tomarem uma atitude e dizer não ao descaso, se hoje estamos na rua, se estamos sem ir a escola ministrar nossas aulas é porque foi a única forma encontrada para que a população do nosso município tomasse conhecimento do abandono das nossas escolas e dos nossos alunos. Apesar de não ser divulgado pela imprensa local o movimento dos educadores existe e é legítimo.  O descaso com a educação do nosso município não é por acaso, pelo contrário,, os políticos que ai estão sabem que uma população “ignorante” é mais fácil de ser manipulada, com isso eles insistem em subestimar a inteligência das grandes massas e também porque, mantendo grande parte das pessoas ignorantes, mais abusos poderão cometer nas esferas de poder e manter seus índices  de popularidade elevados, em que pesem o tempo de duração de seus poderes. Não precisa ser pedagogo ou mesmo profissional da educação para saber o quanto grande parte das ações praticadas na nossa cidade, voltadas à educação, está na contramão da história. As economias de primeiro mundo ao contrário do nosso município, coloca como seu principal produto a educação, sabendo elas, que estão a formar cidadãos mais críticos e exigentes. O Senhor Prefeito Geraldo Gomes e seus comandados deveriam ter a consciência de que a educação é o melhor investimento para tirar a nossa cidade do atraso em que se encontra e colocá-la rumo ao progresso cultural, social e econômico desejado.

Currais Novos,  fevereiro de 2011
SINTE-RN Regional de Currais Novos.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A cada dia a greve recebe novas adesões.

Apesar da secretária municipal de educação ter declarado ontem quarta-feira numa rádio local, que a greve dos professores das escolas da rede municipal não conta com tantos adeptos, pelo que consta acontece justamente o contrário, há escolas totalmente paradas como a Socorro Amaral, o Ausônio Araújo e a Creche Edinólia Melo.
Nesta quarta-feira (16) aderiram ao movimento professores da Escola Justino Dantas do Povoado da Cruz, do Castelo Branco e do Franscisco Leonis. Hoje quinta-feira o comando de greve intensifica o trabalho de conscientização em escolas da zona urbana e também nas unidades rurais.

Crise na educação de Currais Novos empanou a leitura da mensagem do prefeito

Também houve protesto em Currais Novos durante a leitura da mensagem anual do prefeito Geraldo Gomes, que foi levada a câmara pelo seu sobrinho José Gomes, secretário de saúde.
Do município apenas os secretários de Turismo José Ferreira e de Infra-estrutura Raimundo Marinho, além da coordenadora da saúde Fatinha.
Os professores em greve tomaram conta da platéia, mas fazendo protesto silencioso, com fita adesiva na boca.
Após lida a ata, o vereador Moreira pediu a palavra e disse que em protesto a falta de diálogo da prefeitura com a classe dos educadores, juntamente com os vereadores Odon Junior e Eugenio Lins se ausentariam da sessão.
A posição tomada pelos vereadores foi acompanhada por todos os professores presentes, deixando as galerias praticamente vazias.

José Gomes apresentou a mensagem do prefeito (tio) a um publico em numero diminuto.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Assim todo mundo é bom !

Locutor da Rádio Ouro Branco recebe mensalmente  R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) da Prefeitura Municipal de Currais Novos apenas para dizer que o Prefeito é um santo e que os trabalhadores é que estão errados. Em, outros tempos, esse locutor não podia ver um buraco no meio da rua, que ia pra rádio denunciar, hoje os mesmo buracos existem e o dito locutor ficou cego e não enxerga mais esse buraco, até passa com sua honda por dentro e não o vê. Esse cidadão com certeza nunca entrou numa escola do município e nem tampouco conhece a realidade da vida das pessoas que vivem seu dia-a-dia dentro delas. Não tem uma opinião formada a respeito dos fatos e é brutalmente ignorante em relação ao contexto social do nosso movimento. Alguém disse que não vale a pena perder tempo respondendo aos absurdos que esse cidadão diz todo dia em seu programa "political." existe um velho ditado que diz: "enquanto mais conhecemos os homens, mais admiramos os animais." Já ouvi muita gente chamá-lo de burro, eu particularmente não diria uma coisa dessas, pois estaria ofendendo o animal. O Burro como disse "o velho Lula" na sua safona é nosso irmão, é trabalhador! Se raciocinasse com certeza estaria do nosso lado. Aconselho este camarada tomar conhecimento dos fatos, convido-o a vir as nossas escolas, a passar uma manhã dentro de uma sala de aula, a trocar de lugar com um  professor pra vê se ele muda ou não de opinião. Errar é humano! Permanecer no erro., é ignorância.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

VEJA OS NÚMEROS!


A DIFERENÇA DO FUNDEB ENTRE JANEIRO DE 2010 E JANEIRO DE 2011 ULTRAPASSOU OS R$ 180,00 (CENTO E OITENTA MIL REAIS) EM OUTRAS PALAVRAS SE O SENHOR PREFEITO GERALDO GOMES (DEM) CONCEDESSE O REAJUSTE DO ANO PASSADO ESTIMADO EM 7,86% QUE SEGUNDO A PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO O IMPACTO NA FOLHA DE PAGAMENTO SERIA DE R$ 57.00,000 (CINQUENTA E SETE MIL REAIS) ESSE VALOR DARIA PARA MANTER A FOLHA DURANTE TRÊS MESES SEM NENHUM ACRÉSCIMO AOS RECURSOS PRÓPRIOS DO MUNICÍPIO. SE NÃO ABRE PARA NEGOCIAÇÃO É PORQUE NÃO TEM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO DA NOSSA CIDADE.
VEJA O COMPARATIVO E CONFIRA.
 JANEIRO DE 2010 (FUNDEB R$ 797.236,77)
JANEIRO DE 2011 (FUNDEB R$ 978.068,99)
DIFERENÇA 2010/2011 FINDEB (R$ 180.827,00)

O FIASCO!

Parece mentira de menino besta, mais não é. Tudo o que esperávamos hoje é que a Prefeitura nos mostrasse uma proposta ainda que absurda, mais que tivesse, para mim não foi surpresa, isso não aconteceu. A "audiencia" foi iniciada com o seguinte questionamento: "O que vocês querem?" Dá  pra acreditar num absurdo desses? dá não né? Pois é a mais pura verdade. Desde o ano passado que falamos claramente das nossas reivindicaçãoes, só que a Senhora Secretária de Educação e alguns membros da administração Geraldo Gomes e Milena Galvão ainda não entenderam, será preciso escrever em um papel e com letras bem legíveis para que essa administração que aí está possa, quem sabe, entender o que estamos reivindicando. Caso isso não aconteça, aconselho que alguns membros da Prefeitura venham para nossas salas de aulas aprender interpretação de textos, é, mais talvez eles não queiram, pois a maioria das nossas escolas oferecem risco de morte para os que lá estudam, esse risco eles talvez não queiram correr e pensaram assim. "deixe isso para filho de pobre, de trabalhador baixa renda, vamos para as escolas que nossos filhos estudam. lá sim estaremos seguros.  Vou pegar emprestado a istórinha do meu grande colega Paulo Gomes para que nós possamos em meio a tanto satirismo encontra um pouco de verdade. Leiam! interpretem, reflitam e segunda - feira antes de ir para escola se questione. Será que estou contribuindo com o crescimento intelectual do meu aluno agindo assim? 


“Era uma vez
(e é ainda)
Certo país
(E é ainda)
Onde os animais
Eram tratados como bestas
(São ainda, são ainda)
Tinha um barão
(Tem ainda)
Espertalhâo
(Tem ainda)
Nunca trabalhava
E então achava a vida linda
(E acha ainda, e acha ainda).
(...)
“Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
- ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer
(…)”
É preciso dizer mais alguma coisa?

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PROFESSORES APROVAM INDICATIVO DE GREVE EM CURRAIS NOVOS.

Diante do descaso com a educação do município de Currais Novos e pela falta de valorização dos profissionais da educação hoje em assembleia na regional do  SINTE-RN mais de 200 educadores da rede municipal aprovaram o indicativo de greve para iniciar nesta sexta-feira dia 11, com apenas 4 votos contrários e 1 abstenção. O professor Assis, da direção do SINTE estadual, salientou que não é a primeira vez que a greve acontecerá. “Em 2001 chegamos a acampar na praça por 92 dias, buscando os nossos direitos, agora os tempos são outros, a sociedade está cada vez mais consciente." Infelizmente alguns gestores não entendem outra linguagem a não ser esta que aqui se configurou, foram meses de expectativas, de negociação e sempre fomos surpreendidos com a desculpa de que quando a verba do FUNDEB melhorasse teria-mos um reajuste nos nossos vencimentos. Este momento não chegou e nós educadores não podemos ficar de braços cruzados vendo os nossos salários ir pelo ralo, chega de massacre, ou negocia ou continuaremos com o nosso.
Em ato público na Praça onde ficamos acampados em 2001, foi anunciada a decisão da categoria, espera-se que os gestor municipal tome uma atitude e até sexta-feira chame os representantes da classe para um acordo viável as duas partes e que o ano  letivo possa ter sua continuidade.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Representantes da prefeitura e Ministério Publico faltaram a Audiência Pública

 

Parece brincadeira mais não é. Um evento importante para os rumos da educação do nosso município não pode contar com presença dos representantes da administração local nem do ministério público. Todos aguardavam ansiosos pelo comparecimento pelo menos da secretária de educação do município ou um de seus tantos representantes, ninguém apareceu. o ministério publico da mesma forma, não mandou siguer alguém para ouvir os anseios dos nossos educadores. isso é uma vergonha! 

 Sem as presenças dos representantes do poder publico municipal e da promotoria, aconteceu na manhã desta quarta-feira (02) a Audiência Publica que discutiu o financiamento e a qualidade do ensino no município de Currais Novos, dirigida pelo presidente do legislativo Marinaldo Francisco.

A Coordenadora regional do SINTE Francisca Palmeira, que falou da luta dos educadores não só pelo cumprimento do Piso da classe, mas pela valorização do setor educacional como um todo. “A luta começou ano passado, a partir da luta pelos 7,86%. Nos professores estamos no limite e não podemos suportar mais essa situação”, disse Francisca.

 Marinilzo, Coordenador administrativo e financeiro do sindicato foi na mesma linha, reiterando que a educação não é prioridade no município e por isso é que a matricula nas escolas municipais tem caído, pois falta investimento na escola e incentivo ao profissional em educação. “Estamos há dois anos sem reajuste”, afirmou o coordenador.

Por sua vez Victor Coordenador de Comunicação do SINTE esclareceu que mesmo com o Fundeb do município de Currais Novos tendo aumentado, o professor recebe um piso de R$ 712,50 que deveria ter sido de R$ 768,80 em 2010 e de R$ 886,50 a gora em 2011. Quanto a evasão na rede municipal, Victor disse “a verba de propaganda do município é de R$ 490.000, mas ninguém vê uma campanha em nenhum órgão de comunicação, incentivando o aluno a se matricular na rede municipal”.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

PROFESSORES DA ZONA RURAL COMEÇAM O ANO LETIVO COM A MÃO NA MASSA, QUERO DIZER, NA VASSOURA.

Infelizmente os professores da zona rural não tem a mesma sorte que os professores da zona urbana. Os professores da zona urbana no seu primeiro dia de aula chegam a escola e encontram sua sala limpa. cheirosa e bem arrumadinha, os professores da zona rural chegam as escolas e encontram sua salas, fedendo e cheia de fezes de morcegos e pardais. Na zona urbana o primeiro dia é para acolher, dar as boas vindas aos alunos. Na zona rural é para limpar escola, organizar sala de aula e ainda receber bem os alunos que lá estiverem. Isso um dia fez parte do passado, hoje está mais presente do que nunca. Costumo a dizer que professor como o Mestre Jesus veio ao mundo para carregar também uma cruz,e bem, pesada por sinal. Quero terminar dizendo a todos os educadores da zona rural que somos heróis, e que  mesmo diante dessa triste situação ainda conseguimos fazer bem nosso trabalho. É por esse motivo que não deixarei de lutar nunca por melhores dias para minha profissão. um abraço a todos e um ano cheio de realizações.

 É BIS  e inelegível.  O TSE - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL  forma maioria e vota pela inegibilidade do Imbrochável por mais oito anos.  O pr...