terça-feira, 21 de setembro de 2010

Por que é tão dificil melhorar a qualidade da educação no Brasil?



Embora o tema deste editorial seja mais adequado a teses acadêmicas, tamanha sua complexidade, dois fatos registrados esta semana nos remetem a questionamentos sobre a melhoria da qualidade da educação. E ambos têm como foco o profissional da educação. O primeiro deles, diz respeito à dificuldade em se aplicar, integralmente, os preceitos da Lei que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica, e, o segundo, refere-se à situação também de descaso dos gestores públicos em manter quadros permanentes na educação básica. Tudo isso faz com que a educação no Brasil  fique a mercê de politicas partidárias que só pesam em se promover e promover determinados grupos políticos. Educação de qualidade e valorização profissional a cada dia que passa torna-se uma utopia e fica cada vez mais difícil de se conquistar. A Lei do Piso foi ótima, parabéns ao Governo Federal que teve a ousadia de mandá-la para votação, porém o que nos assegurava o cumprimento dessa lei foi abolido de forma absurda e em nome de um acordo politico partidário. "Todas as crianças precisam ter a mesma chance. Elas não podem ser discriminadas só porque nasceram em uma cidade muito pequena ou porque os pais são pobres e vivem em uma área de periferia. Elas devem ter a chance de estudar em escolas que são iguais às melhores escolas do país. Todas as escolas devem ter o mesmo padrão. Todos os professores e professoras devem ser formados(as) em universidades e cursos com a mesma qualidade. Isso é possível. Se você vai em uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Económica Federal, em qualquer cidade do Brasil, o padrão de atendimento e de serviço é o mesmo; são instituições que mostram que o Estado brasileiro tem capacidade de gerar organizações que funcionam. Assim deveria ser também com as escolas. Professores e professoras bem remunerados(as),  com meios de trabalho e ambiente adequados. Livros, currículo, computadores, tudo para ajudar a ter o mesmo padrão e a formar as crianças oferecendo-lhes a mesma chance.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ENQUANTO VIDA ESPERANÇA!

ESSA FRASE JÁ FOI MUITO USADA POR MUITA GENTE EM MOMENTOS CRÍTICOS DE SUAS VIDAS, É UM FRASE BEM PECULIAR MAIS COM UM SENTIDO BEM AMPLO QUANDO SE QUER DIZER ALGUMA COISA. NÓS EDUCADORES ESTAMOS SEMPRE NA LUTA POR MELHORIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS, PELA VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM DENTRO DAS ESCOLAS, POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E POR MELHORES DIAS PARA NOSSAS VIDAS. SENDO ASSIM MUITAS VEZES REPETIMOS ESSA MESMA FRASE "ENQUANTO VIDA ESPERANÇA."  SERÁ QUE VALE A PENA ESPERAR? SERÁ QUE REALMENTE FOMOS FELIZES NAS NOSSAS LUTAS? ATÉ QUANDO TEREMOS QUE CONTINUAR BUSCANDO ALGO QUE NOS PERTENCE POR DIREITO? VOCÊ AMIGO (A) EDUCADOR, NÃO PERCA A A ESPERANÇA POR DIAS MELHORES, TENHA FÉ EM DEUS E UNA-SE A SEUS COMPANHEIROS, POIS SÓ ASSIM É QUE CONSEGUIREMOS VENCER A BATALHA  CONTRA A QUEM NOS OPRIME. QUERO DEIXAR UM FORTE ABRAÇO PARA TODOS QUE TIVEREM LIDO ESSA REFLEXÃO E DIZER QUE A LUTA É CONSTANTE E QUE NUNCA ESTAREI CANSADO PARA LUTAR PELO QUE É JUSTO, PELO QUE É CERTO. UM BRAÇO!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mobilização Nacional e Municipal


Em Currais Novos na manhã do dia 16 de Setembro houve uma mobilização pela melhoria da qualidade da educação não só em Currais Novos como também no Brasil. Está luta é de todos, pais, alunos, professores e funcionários dos diversos setores da educação.Devemos todos dar as mãos em prol desse movimento, juntos nós podemos mais!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

VEJA A CARA DOS PROFESSORES EM CURRAIS NOVOS

ASSIM FICOU OS EDUCADORES E A DIREÇÃO DO SINTE/RN EM CURRAIS NOVOS DEPOIS DE UMA LONGA ESPERA PELA SUPOSTA PROPOSTA QUE ESTARIA POR VIR NA REUNIÃO  MARCADA  PARA ESTE  DIA 15 DE SETEMBRO.  NÃO FOI SURPRESA PARA NÓS UMA VEZ QUE É COSTUME DESSA ADMINISTRAÇÃO ASSUMIR COMPROMISSO COM OS SERVIDORES E NÃO CUMPRIR, NA TERÇA -FEIRA DIA 14 FOI ENVIADO ATRAVÉS DE OFICIO UM COMUNICADO QUE A REUNIÃO NÃO MAIS A ACONTECERIA. OS EDUCADORES ESTÃO MUITO REVOLTADOS COM ESSA SITUAÇÃO, O FINAL DO ANO ESTÁ AI, JÁ SE FORAM OITO MESES DE PREJUÍZOS AOS NOSSOS SALÁRIOS. ATÉ QUANDO ISSO VAI CONTINUAR? É HORA DE DAR UM BASTA,  VAMOS A LUTA!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

SEEC falta à audiência com o SINTE e transfere responsabilidade para outra pasta do governo

A audiência marcada com o secretário estadual de educação, Otávio Augusto, para essa quarta-feira (01) não aconteceu. A reunião estava agendada desde a última parada de advertência, ocorrida no dia 30, e tinha o objetivo de discutir a revisão do PCCR e de acordos atrasados. “Recriminamos essa morosidade da SEEC e continuaremos exigindo os direitos da categoria. A luta continuará até que o acordo seja cumprido”, disse a coordenadora do SINTE-RN, Fátima Cardoso. Esse acordo faz referência ao pagamento de atrasados como promoções verticais e carga suplementar. O governo se comprometeu a regularizar a situação, mas não cumpriu o acordo. O secretário informou à diretoria do SINTE que as reivindicações foram encaminhadas à Controladoria Geral do Estado (CONTROL) para análise. Segundo o gestor, a questão, agora, dependerá dos recursos financeiros do Governo. Diante da insistência da diretoria do SINTE-RN por respostas concretas às solicitações, o secretário informou que convocará o Sindicato quando tiver novas informações. A diretoria do SINTE-RN agendou audiência com o gabinete civil para a próxima segunda-feira (6).

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sinte esclarece nova portaria sobre processos de aposentadorias

A portaria 48, publicada no último dia 28 determina que os processos de aposentadorias sejam calculados de acordo com os direitos e vantagens previstos na Lei Complementar 206/01. A LC já esclarece sobre a necessidade da inserção dos dados no início dos processos, mas na prática isso não ocorria. Como o Tribunal de Contas do Estado tem negado o registro dos pedidos de aposentadoria, por entender que alguns cálculos estão contrariando a Lei, a portaria foi publicada para dar agilidade ao processo. A LC 206/01 incorporou os valores de abono aos vencimentos dos educadores; aumentou em 20% os valores pecuniários da gratificação de exercício em sala de aula (GESA); e criou a Gratificação de Titulação de Nível Superior. Esses são alguns dos valores que devem ser inseridos no processo de aposentadoria.

Uma pausa para leitura !

Amor é um fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;

é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;

é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor

nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luis de Camões

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RESULTADO DA PARADA!

Parada de advertência leva Secretário Estadual de educação a abrir diálogo com o Sindicato

Os trabalhadores da educação da rede estadual de ensino se reuniram na Secretaria de Educação para reivindicar o cumprimento da licença prêmio, a revisão dos PCCRs e o pagamento de direitos atrasados. Os principais atrasados são: abono de permanência, carga suplementar; promoções verticais e o pagamento dos oito meses em atraso da promoção vertical dos professores. A mobilização ocorreu na segunda-feira passada. A pressão provocou o agendamento de uma audiência com o Secretário de Educação, amanhã (01), às 16 horas.
 

 É BIS  e inelegível.  O TSE - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL  forma maioria e vota pela inegibilidade do Imbrochável por mais oito anos.  O pr...